Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

sábado, 4 de agosto de 2012

POR QUE BATIZAMOS CRIANÇAS - PARTE 2


Batizamos crianças porque:
De acordo com os textos abaixo sempre foi costume da Igreja Cristã batizar crianças. Leia: At 10.44-48; At 16.15; At 18.8 e 1Co 1.16. Atos 16 diz que Lídia e toda a sua casa foram batizados. Muito embora o texto não diz claramente, mas é certo que havia crianças naquela família, bem como, a casa de Crispo em Atos 18, e a casa de Estéfanas em 1Coríntios 1.
A primeira versão do Novo Testamento, denominada Peshita Siríaca, publicada logo após a era apostólica, traduz At 16.15 da seguinte maneira: “Ela (Lídia) foi batizada e as crianças da sua casa.”
DEVO ME BATIZAR MAIS DE UMA VEZ?
Cuidado! Muitos não tem nenhum conhecimento bíblico sobre o batismo e o seu valor, e por isso, acabam entrando na onda perigosíssima de se batizar de novo toda vez que muda de igreja. O batismo É UM SÓ – Leia: Efésios 4.5, e não 2, 3, 4 vezes... de acordo com o número de denominações diferentes... Muitos encaram esse assunto, como se estivessem brincando de casinha ou pulando de galho em galho! Na Bíblia está escrito: “... Não vos enganeis: de Deus não se zomba... – Gl 6.7.
Se você se batizou mais de uma vez peça perdão a Deus e clareza da sua Palavra, Ele te perdoará e receberá em seus braços.
As bênçãos e validade do batismo não estão no pastor que faz o batismo e nem nessa ou naquela denominação. O valor e bênçãos do batismo estão na Palavra de Deus, que é usada junto com a água. O batismo feito com água, em nome do Deus Triúno; Pai, Filho e Espírito, Santo é válido para sempre. É o que lemos em Mateus 28.19,20. O batismo não perde a sua validade. Pois Deus continua sendo fiel até o fim.
A igreja cristã sempre batizou crianças, desde os tempos apostólicos. Toda a confusão começou no século XVI com o surgimento dos anabatistas (ensinavam: Salvação por obras; negavam o batismo infantil...) que começaram a ser contra o batismo de crianças, afirmando que elas não podiam crer e que não tinham necessidade de serem regeneradas, visto não terem pecado, o que é uma grande mentira! Basta ler Salmo 51.5. Nascemos com o pecado original.
As seguintes afirmações de grandes autoridades bíblicas provam o que dissemos – Que a igreja sempre batizou crianças:
Irineu, nascido em 97 d.C., discípulo de Policarpo, escreve: “A igreja aprendeu dos apóstolos a ministrar o batismo às crianças.” Irineu: Contra as Heresias, vol. 2.
Justino Mártir, que chegou a ver o apóstolo João, escreve: “Cristãos de ambos os sexos, alguns de 60, outros de 70 anos de idade se tornaram discípulos pelo batismo desde a infância.” Justino: Apologia, vol. 1.
Orígenes, que viveu 85 anos depois da morte do apóstolo João, escreve: “Visto que o batismo é para perdão dos pecados, as crianças também são batizadas de acordo com o costume da igreja.” Wal, vol. 1, p. 104.
Hermas, mencionado por Paulo em Rm 16.14, fala de crianças que receberam o selo do batismo, nestas palavras: “Ora, esse selo é a água do batismo.
Clemente, mencionado em Filemom 4.3, aconselha aos pais: “Batizai vossos filhos e criai os na disciplina e correção do Senhor.
Agostinho diz: “Desde a antigüidade a igreja tem observado o batismo infantil.
Pelágio, contemporâneo de Agostinho, escreve: Difamam-se como se eu negasse o sacramento do batismo às crianças. Jamais ouvi dizer, nem mesmo de um herético ímpio, que crianças não devem ser batizadas. Pois não há ninguém tão ignorante do escrito evangélico a ponto de ter essa opinião.”
Jamais devemos esquecer que o batismo é um meio da graça pelo qual Deus vem a nós e nos da o perdão dos pecados e implanta a fé salvadora em nossos corações.
Grande abraço a todos e até o próximo artigo!

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035

Nenhum comentário: