Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Com que idade começar a namorar?

Rogério tem quinze anos. Se ele ainda não está namorando, pensou nisso. É normal jovens pensarem em namorar. E nos dias atuais, o namoro é um assunto que começa a ser tratado cada vez mais cedo, o que pode trazer conseqüências para os próprios jovens e pais.
Por pressão e influência dos amigos, meios de comunicação, rádio, televisão, jornais e revistas, a visão e o comportamento dos jovens em relação ao namoro está cada vez mais confuso e preocupante. Resultado: o critério principal para namorar passa a ser a busca do prazer e da satisfação pessoal. Pouco se pensa na busca de uma companheira ou companheiro do sexo oposto para uma vida normal em família, e muito se pensa, no prazer imediato, na satisfação de desejos pessoais, numa total liberdade.
Acredito que hoje a pergunta que mexe com os jovens e pais é: com que idade começar a namorar? A resposta não está em definir uma idade, mas sim, definir a finalidade e objetivo do namoro.
O interesse pelo sexo oposto se manifesta de forma natural no ser humano, no começo da adolescência. Isto não significa que deve começar um namoro. É fundamental que, antes de começar a namorar, se procure uma pessoa comprometida com a cristã, se desenvolva uma amizade sincera e verdadeira para então começar ou não um namoro com o consentimento dos pais.
Antes de começar a namorar é importante consultar os pais e refletir em família sobre os seguintes princípios: a) É importante gostar da pessoa e não apenas gostar de namorar. b) É importante respeitar a pessoa com quem se pensa em namorar. Jamais avance o sinal! c) É importante pensar, ao iniciar um namoro, na possibilidade de casar com a pessoa que se quer namorar. d) Por sermos cristãos, é fundamental pedir a orientação de Deus nesse assunto.
Esses princípios nos levam a compreender que não é bom começar a namorar muito cedo, em idade muito jovem. Mas independente da idade, é preciso, acima de tudo, levar o namoro a sério, e prestar contas do que se faz diante de Deus.
Namoro é um assunto que tanto pais como filhos precisam falar e se orientar com Deus. Ele compreende as nossas dificuldades. Ele enviou Jesus Cristo para nos salvar, podemos também ter a certeza de que Ele não irá nos abandonar quando o assunto é namoro.
Um grande abraço a todos os casais.
Feliz e abençoado “Dia dos Namorados! Até a próxima.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”
Rua Antonio Capelini – nº 148 – Bairro Santo Antônio – Centro – Rio Bananal

Nenhum comentário: