Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deus existe! E daí?


Num encontro em Novo Hamburgo da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa, o cirurgião cardiologista Fernando Lucchese defendeu com entusiasmo em sua palestra o acompanhamento religioso aos sofisticados meios de cura da Medicina. Embasado por pesquisas e estudos que comprovam os benefícios da fé tanto na prevenção como no tratamento medicinal das doenças, me chamou a atenção uma frase do cardiologista: “Até agora não conheci nenhum ateu na hora da morte”. Fico pensando agora em outro Fernando, o Veríssimo, que graças a Deus (sem colocar o nome Dele em vão) está melhorando. O famoso escritor nunca escondeu suas dificuldades no assunto “fé”. Com seu característico humor, confidenciou numa crônica: “Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet”. Em outra, admitiu: “Devo ter deixado minha fé no bolso da fatiota azul, de calças curtas, com que fiz minha primeira comunhão”. No entanto, sem entrar no velho ranço de crentes versus ateístas, é oportuno observar que fé segundo a Bíblia não é acreditar que Deus existe. Após advertir que a fé necessariamente vem acompanhada de obras no amor – a justa crítica dos ateus aos “cristãos” –  o apóstolo Tiago escreve no tom sutil do Veríssimo: “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo” (2.19).  Paulo vai mais longe e diz que fé não é fruto humano, “mas um presente dado por Deus” (Efésios 2.8). Por isto, nada resolve dobrar um ateu sobre a realidade de um Criador. Assim como nada adianta convencer uma pessoa doente sobre a existência de um bom médico, enquanto não confiar nele e marcar uma consulta. Foi isto que Jesus disse a Nicodemos, um religioso que acreditava, mas não tinha fé: “Quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus” (João 3.18). Por isto, quando está provado que mente saudável tem corpo saudável, agora os médicos confirmam: espírito saudável tem mente e corpo saudáveis.  
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

29 de novembro de 2012

Nenhum comentário: