Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Casamento - Vou me divorciar. Mas... será que vale a pena?

Muitas pessoas solteiras ou separadas perguntam para um casal de 30 anos de matrimônio, como eles conseguem ficar juntos por tanto tempo.
Ninguém ensina isso nas escolas. Não existe uma receita pronta.
Sabemos que não há famílias sem problemas. “Não é possível o crescimento, a maturidade conjugal, sem conflitos e provações”. Também é verdade que para muitos, a ‘lua de mel’ virou logo, ‘lua de fel’. O que fazer? Trair? Se divorciar?
É urgente absolver e se informar com o que Deus diz na Bíblia. O divórcio não está previsto nos planos de Deus – “Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher” – Malaquias 2.16 (Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Deus ainda diz em Mateus 19:6; De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Existem apenas duas situações que permitem o divórcio: Adultério e Abandono – Leia Mateus 19.3-12.
Deus ama e quer o bem dos seus filhos. Ele também ensina os casais, diante dos inevitáveis arranca-rabos, a terem paciência, se reconciliar e partir de novo. Lutando juntos. Um de frente para o outro.
Nesse caso, também é necessário renovar o casamento e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados especiais que são esquecidos no dia-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Já faz quanto tempo que vocês não saem para fazer algo diferente a dois? Já faz quanto tempo que você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se fosse o primeiro encontro?
Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu marido ou esposa.
Vamos ser honestos; ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.
As pessoas facilmente se encantam com uma nova vida, uma nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos. Mas, lembre-se, não é preciso um divórcio para tudo isso. É necessário sim, mudar de lugares e interesses e não se acomodar e enferrujar. Isso, obviamente tem um custo. E muitas uniões se desmancham porque o casal se recusa a pagar esses ‘pequenos custos’ necessários para renovar um casamento.
Uma das melhores estratégias para salvar um casamento não é impor, exigir, mas sim, conquistar e saber mudar junto. Isso significa que todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família?
No entanto, descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par.
Tenha certeza de que os seus filhos e amigos respeitarão vocês pela decisão de se manterem juntos, e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das diferenças e desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão. Por isso, de vez em quando é necessário se casar de novo, mas é claro, com o mesmo par.
Diante de tudo isso, não existe mágica. Existe compromisso, paciência, comprometimento e trabalho. “Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou... que ela cerque você com seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!” “Aproveite a vida com a mulher que você ama” – Provérbios 5:18-19 e Eclesiastes 9.9.


Pastor Silvair Litzkow

Nenhum comentário: