Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SUICÍDIO

Você já passou ou sabe de alguém que passou por alguma experiência relacionada ao SUICÍDIO?

a) O que é suicídio?
Segundo Lindolfo Weingarten, suicidar-se “é tomar a vida nas próprias mãos. É tirá-la das mãos daquele que a criou e que foi mantendo de forma milagrosa.[1]

b) Suicídio é apenas quando alguém tira a própria vida? E quando a pessoa deixa de proteger a própria vida? Exemplo: (Se alimenta mal; não vai ao médico quando está doente; trabalha demais; tem vício, como cigarro, álcool, drogas). Tudo isso prejudica a saúde e encurta a vida. Não seria isso também uma forma de suicidar-se lentamente?

c) Quais os motivos que podem levar alguém cometer suicídio?
Doenças mentaisPrincipalmente a (depressão). Fator social(Emprego, finanças, dívidas). Fator religioso(Crenças estranhas, lavagem cerebral – homens bomba, Torres Gêmeas). Fator biológico(Alteração do metabolismo – drogas, vícios). Fator genético(Problemas na família).

d) Como o suicídio tem sido encarado pelo mundo?
Nem sempre o suicido tem sido visto como algo ruim. O filósofo grego Sócrates tirou a própria vida tomando um veneno chamado “cicuta”. Esse comportamento inspirou um grupo americano em favor da Eutanásia a se chamar de cicuta.
Em Romeu e Julieta, de Shakespeare, o suicídio é romantizado. Os soldados japoneses na 2a Guerra Mundial praticaram o suicídio, jogando seus aviões contra navios inimigos e são lembrados como heróis.

e) A posição cristã sobre o suicídio:
Tendo como base a Escritura Sagrada, a Palavra de Deus nos ensina que, a pessoa que tira a sua própria vida ou tira a vida de outra pessoa está pecando contra o 5º Mandamento, que diz: “Não matarás”.
O Dr. Martinho Lutero, da a seguinte explicação no Catecismo: “Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudá-lo e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.”
Conforme 1João 3.15, perante Deus, o ódio contra alguém é assassinato.
Jamais deveríamos esquecer         que: o mais importante do que falar contra o suicídio é falar a favor da vida!
O cristão encara o suicídio como algo sério, como uma doença, e, movido pelo amor de Cristo, ajuda o seu próximo a viver dando valor a vida, afastando as causas que podem levar seu irmão mais fraco a cometer um suicídio.
O suicídio não é uma ação heróica, mas um desespero, uma “fuga”. Se condenarmos o suicídio, isso não significa que condenemos também o suicida. O homem é uma criatura fraca. Ninguém de nós sabe se resistirá a tentação de fugir em casos extremos.
A presença e bom conselho do cristão são elementos preciosos junto àqueles que se sentem sozinhos, sem sentido, sem valor e cansado da vida. Que tipo de orientação devo dar para alguém que se sente assim?
1) Que razão eu tenho para viver? (Dt 30.19b,20; Tt 2.13,14; 2Co 5.17).
2) Será que alguém se preocupa comigo? (Is 41.10, 13; Jr 31.3; Ef 2.4,5).
3) Tenho medo de viver. Como posso ir em frente? (Sl 27.1; Mt 11.28; Sl 119.105)
4) Estou cansado e desanimado. E agora? (Sl 34.15-22; Is 40.25-31; Mt 11.28-30; Hb 12.1-3).
É realmente importante mostrar às pessoas (começando por nós mesmo) que a vida é um dom (presente) de Deus, e que Deus realmente se importa com a nossa vida.
*Deus nos criou: Não somos objetos do acaso; somos filhos de Deus através do batismo e povo especial;
*Deus nos redimiu: Jesus Cristo assumiu nosso lugar e derramou o seu sangue na cruz para perdoar os nossos pecados. A vida dele foi dada pela nossa. Que valor temos para Ele!
*Deus nos santifica: Pelo Evangelho (Batismo, Palavra, Santa Ceia) Deus nos leva à fé em Cristo, nos faz ter amor pela igreja e pelas coisas de Deus, e nos torna herdeiros da vida eterna!
De fato, Deus nos dá motivos para viver com alegria e gratidão, com Ele e para Ele!

f) Qual é o destino eterno da pessoa que se suicida?
Salvo no caso em que estiver “fora do seu juízo normal”, o suicida vai para o inferno, porque ele morre em um pecado do qual ele não se arrepende, além de morrer numa demonstração de absoluta falta de confiança em Deus. [2]
g) Conclusão
Com o 5º Mandamento, Deus protege a nossa vida e a vida do próximo. Devemos fazer de tudo para cuidar da nossa vida e saúde, bem como do próximo.
Cada um de nós peca contra o 5º Mandamento. Necessitamos nos arrepender e confiar no amor de Jesus, que nos amou primeiro. Com o amor e a ajuda de Jesus, somos capacitados a amar a nós mesmos e amar às outras pessoas em todas as necessidades. Que o Senhor nos ajude! Amém.


[1] WEINGÄRTNER, Lindolfo. Adão, onde estás?  São Leopoldo: Sinodal, 1997.p.101.
[2] JUNG K. Paulo. Quando em dúvida... PERGUNTE.  Porto Alegre, RS: Editora Concórdia, 1999.p.53.

Nenhum comentário: