Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

É errado ter muitos bens?

VOCÊ SONHA EM FICAR RICO?

Um matemático disse o seguinte sobre a Mega Sena: “Pegue uma moeda e escolha cara ou coroa. Depois, jogue-a para o alto 25 vezes. A chance de ela cair as 25 vezes do mesmo lado é semelhante à de acertar neste jogo de loteria”. Cálculos precisos afirmam que a probabilidade de alguém acertar a Mega Sena é de um em 50 milhões. Sem brincadeira, mas acho que é mais fácil, encontrar uma panela com moedas de ouro cavando buracos nos fundos de casa. Mas é claro, sempre tem o cara de sorte. Aquele um, entre milhões, que ganha, isso, se não der zebra.
Não acredito em sorte nem em azar. E penso que este caso da aposta vencedora de Novo Hamburgo, RS, que não foi registrada pela lotérica, pode ajudar na reflexão sobre os efeitos dos jogos na vida de uma pessoa. Porque a frustração destes apostadores que viveram a riqueza por algumas horas – sentimento que deve estragar o sossego deles por um bom tempo – serve de alerta para os milhões de apostadores que sonham, sonham e sonham, e nunca chegam lá. Alguém pode dizer que sonhar é preciso. Mas qual é o sentido da vida quando no final, tudo ficou apenas no sonho? Quando a realidade dos detalhes mais importantes da vida, do dia a dia, foi desprezada e anulada? Pois este é o “azar” dos jogos de azar: eles matam as coisas boas e doces do presente. Em muitos casos, até tira o leite e o feijão da boca da própria família.
De vez em quando as pessoas me perguntam: o que a igreja pensa sobre isto? Bem, depende da igreja, porque tem “casas de Deus” que são grandes concorrentes com as casas lotéricas. Na verdade, dinheiro é assunto sério na Bíblia, pois foram trinta moedas de prata que levaram o Filho de Deus até à cruz. Por isto a recomendação e alerta de Paulo em 1Timóteo 6.8,9: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Querer ficar rico não tem nada de mais, e não é nenhum pecado. O problema é o “como?”, o “por quê?” e o “para que?”
E quando a propaganda do consumismo não nos permite ficar contentes com a comida, a bebida, roupa e calçados que temos, então não é nenhuma surpresa o crescimento da cobiça, dos roubos, da corrupção, da desonestidade – de tudo isto que vem acontecendo na sociedade, na política, nos negócios. E se a Bíblia diz que “sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra”, por outro lado sugere: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá o que quer. Isto também é ilusão” – Eclesiastes 10.19 e 5.10). Foi por isto que Jesus, ao falar das riquezas, recomendou: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” – Mateus 6.33. Ao menos, esta é uma aposta que está registrada e que todos ganham pela fé (não pela fezinha). É o que promete o texto bíblico: “Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” – Romanos 8.32. Que Deus nos guarde em Cristo, a nossa maior riqueza. Amém. Um abração a todos e até a próxima!

Texto escrito pelo Rev. Marcos Schmidt e adaptado pelo Rev. Silvair Litzkow – Igreja Luterana
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035

O que Deus diz sobre o HOMOSSEXUALISMO?

POSIÇÃO DA IELB SOBRE UNIÃO HOMOSSEXUAL
 
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB está estabelecida num país onde há liberdade de viver, se expressar e agir conforme a decisão ou vontade de cada um. Assim, a opção sexual faz parte dessa liberdade. Por outro lado, a IELB também entende que a liberdade de discordar e não aceitar em seu meio uma união homossexual, por esta ferir os princípios da Bíblia Sagrada,  faz parte da sua liberdade e não lhe pode ser cerceada, pois fere a Constituição Nacional. A Constituição Brasileira, no seu Artigo V, incisos IV, VI, VIII e IX, diz:
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Assim, precisamos diferenciar homossexualismo de homofobia. A Igreja Luterana não concorda com a conduta homossexual, mas não discrimina o ser humano homossexual.
Por isso declaramos:
1º) A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento.

2º) A IELB crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas.

3º) Em amando todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação.

4º) Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação. Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele: é confusão. Portanto guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que praticaram antes de vós, e não vos contamineis com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 18.22,23,30); “Por isso Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seus próprios corações, para desonrarem os seus corpos entre si; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” Romanos 1.24,27); “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, (homem que sente atração por outro homem), nem sodomitas (relação sexual entre dois homens ou duas mulheres), nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6.9-10).

5º) Porque a homossexualidade transgride a vontade de Deus e porque Deus enviou a igreja a levar Cristo Para Todos, a igreja se compromete a encaminhar o homossexual dentro do que preceitua o amor cristão e na sua competência de igreja, visando a que as pessoas vivam vida feliz e agradável a Deus; Mateus 19.5: “... Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
6º) A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para viver vida agradável a Deus.

7º)   Diante disto repudiamos a idéia de se conceder à união entre homossexuais o caráter de matrimônio legítimo porque contraria a vontade expressa de Deus e dificulta, se não impossibilita, a oportunidade de tais pessoas revisarem suas opções e comportamento.

8º) Repudiamos também, por conseqüência, a hipótese de ser dado a um casal homossexual a adoção e guarda de crianças como filhos porque entre outros prejuízos de formação, formará na criança uma visão distorcida da sua própria natureza.

Fiéis ao nosso lema CRISTO PARA TODOS, ensinamos que a igreja renova também o seu compromisso de receber pessoas homossexuais no amor de Cristo visando que a fé em Jesus as transforme para a nova vida da qual Deus se agrada.

Em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Rev. Egon Kopereck
Presidente da IELB

PROGRAMA CPT. Novo programa da IELB. Entrevistas, mensagens de conforto, esperança e música. Tudo em alta definição.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

Falar de depressão nem sempre tem sido fácil. Mas para começar, precisamos aceitar e compreender que a depressão é uma doença que pode aflorar em qualquer um de nós, por causa de um desequilíbrio hormonal, que tende a piorar pela má alimentação, cansaço físico, estresse e desgaste emocional.
Nesse sentido, a depressão não tem nada haver com manha ou fraqueza de fé, como muitos pensam. Acredito que ninguém faz manha e quer ficar depressivo. Aliás, a depressão não escolhe idade, cor, raça, língua, nação ou religião! O cristão, no entanto, não está livre dessa doença. Ninguém está! A depressão é conseqüência do pecado que está em todas as gerações – Leia Salmo 51.5. É algo que já atormentava as pessoas, até mesmo, antes da vinda do Salvador Jesus.
Parece que Saul, Davi, Jó, Moisés, Jonas, Pedro, Paulo... e toda a nação de Israel em algum momento tiveram depressão. O profeta Jeremias escreveu um livro inteiro de lamentações. Quando Jezabel ameaçou o profeta Elias de morte, ele fugiu para o deserto e mergulhou no desânimo. Jonas vai ao extremo desespero e diz: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” – Jonas 4.3.
Jesus, quando estava prestes a ser crucificado estava muito triste no Getsêmani, e diz: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” – Mateus 26.38.
Convém lembrar que, quando somos atingidos por decepções, perdas, rejeições e fracassos, que nos causam profunda tristeza, isso não quer dizer que já estou com depressão. Precisamos tomar cuidado para não confundir isso! Você já reparou que muitas vezes nos preocupados demais com as coisas a nossa volta? De repente, um simples olhar nos deixa arrasado! Por outro lado, um inesperado telefonema pode nos levar às alturas de tanta alegria.
Na maioria dos casos, a depressão apresenta sintomas como: mudança no apetite e no peso (em geral diminui); alteração nos hábitos relacionados com o sono: insônia, ou desejo exagerado de dormir; fadiga; perda de interesse pelas atividades diárias; diminuição do desejo sexual; sentimentos de extrema tristeza, desespero, culpa, auto-reprovação ou falta de auto-estima; idéias de suicídio. Isso, na verdade, pode variar muito. Cada caso é específico e deve ser tratado como tal. Os sintomas e reações também são diferentes de um para outro.
Sabemos que, a nossa vida, o nosso dia-dia de trabalho e luta é cheio de tensões com altos e baixos. Jesus mesmo nos alerta, dizendo: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – João 16.33.
Como cristãos, podemos e devemos encarar as dificuldades, desafios e depressão com esperança e firmeza que Cristo nos dá. As promessas de Cristo, renovadas a cada manhã, o seu perdão gratuito, e, especialmente a vida eterna, são grande fonte de força, consolo e paz. Podemos contar com isso 24 horas por dia. Deus nunca falha. Ele sempre cumpriu e cumprirá o que promete.
Nunca será sinal de fraqueza quando procurarmos alguém para expressar sentimentos de tristeza e derramar lágrimas. Na verdade, chorar, desabafar e conversar sobre a dificuldade em si é uma boa forma de remediar e prevenir o início de uma depressão.
Lembre-se, o melhor conselho é aquele que vem da parte de nosso Deus, quando diz: “Pois o Senhor não abandonará o seu povo; ele não deixará desamparados aqueles que são dele.” – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH. Deus nos ensina a confiar nele e deixar tudo em suas mãos, dizendo: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” – Salmo 37.5. Podemos nos achegar ao nosso Salvador, confiando em suas palavras: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” – João 6.37. “... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” – 1Pedro 5.7.
No entanto, “O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.” – Salmo 124.8. Que estas palavras nos sirvam de conforto e segurança em toda e qualquer situação. Amém.

Oremos: Senhor, reconheço que sou limitado e erro muito. De uma hora para outra a minha saúde ou o meu estado de espírito podem se abalar. Fortifica-me em tua graça e ampara-me em todos os dias da minha vida. Amém.
Queridos leitores, quem desejar adquirir o livrete “Como Superar a Depressão?” pode ligar no horário comercial para: (011) 5097-7600. É gratuito! Ou acesse o site: WWW.horaluterana.org.br.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035