Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

É errado ter muitos bens?

VOCÊ SONHA EM FICAR RICO?

Um matemático disse o seguinte sobre a Mega Sena: “Pegue uma moeda e escolha cara ou coroa. Depois, jogue-a para o alto 25 vezes. A chance de ela cair as 25 vezes do mesmo lado é semelhante à de acertar neste jogo de loteria”. Cálculos precisos afirmam que a probabilidade de alguém acertar a Mega Sena é de um em 50 milhões. Sem brincadeira, mas acho que é mais fácil, encontrar uma panela com moedas de ouro cavando buracos nos fundos de casa. Mas é claro, sempre tem o cara de sorte. Aquele um, entre milhões, que ganha, isso, se não der zebra.
Não acredito em sorte nem em azar. E penso que este caso da aposta vencedora de Novo Hamburgo, RS, que não foi registrada pela lotérica, pode ajudar na reflexão sobre os efeitos dos jogos na vida de uma pessoa. Porque a frustração destes apostadores que viveram a riqueza por algumas horas – sentimento que deve estragar o sossego deles por um bom tempo – serve de alerta para os milhões de apostadores que sonham, sonham e sonham, e nunca chegam lá. Alguém pode dizer que sonhar é preciso. Mas qual é o sentido da vida quando no final, tudo ficou apenas no sonho? Quando a realidade dos detalhes mais importantes da vida, do dia a dia, foi desprezada e anulada? Pois este é o “azar” dos jogos de azar: eles matam as coisas boas e doces do presente. Em muitos casos, até tira o leite e o feijão da boca da própria família.
De vez em quando as pessoas me perguntam: o que a igreja pensa sobre isto? Bem, depende da igreja, porque tem “casas de Deus” que são grandes concorrentes com as casas lotéricas. Na verdade, dinheiro é assunto sério na Bíblia, pois foram trinta moedas de prata que levaram o Filho de Deus até à cruz. Por isto a recomendação e alerta de Paulo em 1Timóteo 6.8,9: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Querer ficar rico não tem nada de mais, e não é nenhum pecado. O problema é o “como?”, o “por quê?” e o “para que?”
E quando a propaganda do consumismo não nos permite ficar contentes com a comida, a bebida, roupa e calçados que temos, então não é nenhuma surpresa o crescimento da cobiça, dos roubos, da corrupção, da desonestidade – de tudo isto que vem acontecendo na sociedade, na política, nos negócios. E se a Bíblia diz que “sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra”, por outro lado sugere: “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá o que quer. Isto também é ilusão” – Eclesiastes 10.19 e 5.10). Foi por isto que Jesus, ao falar das riquezas, recomendou: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” – Mateus 6.33. Ao menos, esta é uma aposta que está registrada e que todos ganham pela fé (não pela fezinha). É o que promete o texto bíblico: “Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” – Romanos 8.32. Que Deus nos guarde em Cristo, a nossa maior riqueza. Amém. Um abração a todos e até a próxima!

Texto escrito pelo Rev. Marcos Schmidt e adaptado pelo Rev. Silvair Litzkow – Igreja Luterana
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035

Nenhum comentário: