Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMO SUPERAR A DEPRESSÃO?

Falar de depressão nem sempre tem sido fácil. Mas para começar, precisamos aceitar e compreender que a depressão é uma doença que pode aflorar em qualquer um de nós, por causa de um desequilíbrio hormonal, que tende a piorar pela má alimentação, cansaço físico, estresse e desgaste emocional.
Nesse sentido, a depressão não tem nada haver com manha ou fraqueza de fé, como muitos pensam. Acredito que ninguém faz manha e quer ficar depressivo. Aliás, a depressão não escolhe idade, cor, raça, língua, nação ou religião! O cristão, no entanto, não está livre dessa doença. Ninguém está! A depressão é conseqüência do pecado que está em todas as gerações – Leia Salmo 51.5. É algo que já atormentava as pessoas, até mesmo, antes da vinda do Salvador Jesus.
Parece que Saul, Davi, Jó, Moisés, Jonas, Pedro, Paulo... e toda a nação de Israel em algum momento tiveram depressão. O profeta Jeremias escreveu um livro inteiro de lamentações. Quando Jezabel ameaçou o profeta Elias de morte, ele fugiu para o deserto e mergulhou no desânimo. Jonas vai ao extremo desespero e diz: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” – Jonas 4.3.
Jesus, quando estava prestes a ser crucificado estava muito triste no Getsêmani, e diz: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” – Mateus 26.38.
Convém lembrar que, quando somos atingidos por decepções, perdas, rejeições e fracassos, que nos causam profunda tristeza, isso não quer dizer que já estou com depressão. Precisamos tomar cuidado para não confundir isso! Você já reparou que muitas vezes nos preocupados demais com as coisas a nossa volta? De repente, um simples olhar nos deixa arrasado! Por outro lado, um inesperado telefonema pode nos levar às alturas de tanta alegria.
Na maioria dos casos, a depressão apresenta sintomas como: mudança no apetite e no peso (em geral diminui); alteração nos hábitos relacionados com o sono: insônia, ou desejo exagerado de dormir; fadiga; perda de interesse pelas atividades diárias; diminuição do desejo sexual; sentimentos de extrema tristeza, desespero, culpa, auto-reprovação ou falta de auto-estima; idéias de suicídio. Isso, na verdade, pode variar muito. Cada caso é específico e deve ser tratado como tal. Os sintomas e reações também são diferentes de um para outro.
Sabemos que, a nossa vida, o nosso dia-dia de trabalho e luta é cheio de tensões com altos e baixos. Jesus mesmo nos alerta, dizendo: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – João 16.33.
Como cristãos, podemos e devemos encarar as dificuldades, desafios e depressão com esperança e firmeza que Cristo nos dá. As promessas de Cristo, renovadas a cada manhã, o seu perdão gratuito, e, especialmente a vida eterna, são grande fonte de força, consolo e paz. Podemos contar com isso 24 horas por dia. Deus nunca falha. Ele sempre cumpriu e cumprirá o que promete.
Nunca será sinal de fraqueza quando procurarmos alguém para expressar sentimentos de tristeza e derramar lágrimas. Na verdade, chorar, desabafar e conversar sobre a dificuldade em si é uma boa forma de remediar e prevenir o início de uma depressão.
Lembre-se, o melhor conselho é aquele que vem da parte de nosso Deus, quando diz: “Pois o Senhor não abandonará o seu povo; ele não deixará desamparados aqueles que são dele.” – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH. Deus nos ensina a confiar nele e deixar tudo em suas mãos, dizendo: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” – Salmo 37.5. Podemos nos achegar ao nosso Salvador, confiando em suas palavras: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” – João 6.37. “... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” – 1Pedro 5.7.
No entanto, “O nosso socorro está em o nome do SENHOR, criador do céu e da terra.” – Salmo 124.8. Que estas palavras nos sirvam de conforto e segurança em toda e qualquer situação. Amém.

Oremos: Senhor, reconheço que sou limitado e erro muito. De uma hora para outra a minha saúde ou o meu estado de espírito podem se abalar. Fortifica-me em tua graça e ampara-me em todos os dias da minha vida. Amém.
Queridos leitores, quem desejar adquirir o livrete “Como Superar a Depressão?” pode ligar no horário comercial para: (011) 5097-7600. É gratuito! Ou acesse o site: WWW.horaluterana.org.br.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035

Nenhum comentário: