Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SORTE OU AZAR?

Primeiro vamos ver a origem destas palavras. Vocês acham que existe a palavra sorte ou azar na Bíblia?
Em toda a Bíblia, a palavra sorte aparece 234 vezes.
Sorte no Antigo Testamento significava “pedras” e também “herança”. Algo que se recebia do passado - Sl 126.1. Algo que se recebe sem nenhum esforço. A palavra sorte aparece nas Sagradas Escrituras somente com esses objetivos e significados.
Já a Palavra Azar (Urucubaca ou ziquizira) não aparece na Bíblia. É uma palavra que surgiu no século XV (15).
Hoje o termo sorte é usado constantemente, porém, com outro sentido. Sorte: O dicionário define assim: Característica daquele que freqüentemente consegue o que quer; fortuna, felicidade. Acaso feliz, contingência favorável. Coincidência ou série de coincidências felizes.
Azar: Contrário de sorte. O dicionário define assim: sorte contrária; revés, infelicidade, infortúnio; acaso, eventualidade.
Sorte ou azar? É correto usar essas duas palavras? Sim ou não? Em determinados momentos da vida falamos: “Eu tive sorte!” Em outros momentos falamos: “Foi um azar!” Quando acontece uma coisa boa na vida, atribuímos à sorte. Quando acontecem coisas ruins, precisa ter um culpado, então atribuímos ao azar.
É certo viver assim? O triste é que muitos cristãos estão vivendo desta forma. E Deus? Como e onde Ele fica? Em Isaías 58.11, está escrito: “O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.” Leia  Rm 8.14.
E então, a vida do cristão é guiada por Deus ou pela sorte? Leia Salmos 18.48; 116.3,8; Mateus 6.13; 2 Timóteo 3.11.
Quem nos livra dos sofrimentos, da morte e de tantas coisas que poderiam vir sobre nós? Deus? A sorte? Ou o azar?
Será que as coisas ruins e más que nos sobrevêm é culpa do azar? Será que o azar muitas vezes não é negligência da nossa parte? (Ex: se você foi mal na prova, é azar ou negligência?) Será que o azar, muitas vezes não é falta de confiança em Deus? Ou quem sabe, falta de compreender que a vida não é apenas um mar de rosas?
Muitas coisas “ruins” Deus permite acontecer em nossa vida ou família para o nosso bem e com a finalidade de nos corrigir. Hebreus 12.4-8. (Apóstolo Paulo – Ler 2Coríntios 12.7.)
A morte de Cristo não foi sorte nossa, foi à manifestação do amor de Deus por nós. A morte de Cristo não foi azar para Ele próprio, foi o cumprimento da promessa de Deus, que se tornou em vitória, em Salvação para, e em favor de toda a humanidade.
Se acontecer alguma coisa boa em sua vida, não atribua a sorte, atribua a Deus que te guia, guarda e livra de todo mal.
Se acontecer alguma coisa ruim em sua vida, não atribua ao azar, veja o que há de errado, aprenda com a dor. Peça perdão a Deus e confie no perdão de Jesus. Lembre-se das palavras de Deus em Isaías 41.13: “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.”
Ao invés de dizer: “Sorte minha!” Vamos dizer: “Graças a Deus. Deus me guiou. Deus me livrou. Deus me ajudou”. Amém.

Nenhum comentário: