Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Virgindade: presenteada ou leiloada?


Levando meus filhos pequenos para o colégio, no início da tarde, sou obrigado a trocar a emissora de rádio algumas vezes. Tem muitas frases de efeito sexual que podem se levar na brincadeira, mas dificilmente os apresentadores conseguem estabelecer um limite, de forma que acaba sempre havendo comentários que ultrapassam o humor.
Troco o canal, mas logo começa uma música de esfrega aqui, tira a roupa lá, requebra molhadinha ali – muito constrangedor!
Não sou do tipo que acha errado falar de sexo, antes sei que a sexualidade é um dom do Criador. Também não quero aqui roubar a liberdade de expressão de ninguém, pois sei que cabe a mim trocar a sintonia. Mas dando este exemplo do que ouço nas rádios sem mencionar televisão e internet, quero dizer que não fico surpreso com a atitude de jovens que estão leiloando a virgindade.
Eu sei que muitos vão me chamar de careta. Porém tenho reparado que aqueles que se gabam de uma vida sexual intensa e diversificada, não conseguem manter relacionamentos felizes. As brigas motivadas por inseguranças e ciumeiras se multiplicam. Por mais prazer que relacionamentos diversificados possam dar, o sentimento de vazio e de tristeza é cada vez maior!
A Bíblia diz assim: 6.15 Será que vocês não sabem que o corpo de vocêsfaz parte do corpo de Cristo? Será que eu vou pegar uma parte do corpo de Cristo e fazer com que ela seja parte do corpo de uma prostituta? É claro que não! (...) 18Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. 19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus.” (1 Co 6.15-19).
O livro bíblico de Cantares revela poesias, que expõem toda a alegria sexual de um casal que vive o dom de Deus de maneira intensa e fiel em seu casamento.
Deus sabe das coisas! Sabe mesmo! Quando nos propõe que entreguemos nossa virgindade como um presente apenas a nossa amada, ou ao nosso amado, nos promete não uma quantia em dinheiro obtida em um leilão, mas uma felicidade, segurança e satisfação que muitos nem imaginam que exista!

Pastor Ismar Pinz
Comunidade Luterana Cristo Redentor
Três Vendas – Pelotas, RS.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Deus existe! E daí?


Num encontro em Novo Hamburgo da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa, o cirurgião cardiologista Fernando Lucchese defendeu com entusiasmo em sua palestra o acompanhamento religioso aos sofisticados meios de cura da Medicina. Embasado por pesquisas e estudos que comprovam os benefícios da fé tanto na prevenção como no tratamento medicinal das doenças, me chamou a atenção uma frase do cardiologista: “Até agora não conheci nenhum ateu na hora da morte”. Fico pensando agora em outro Fernando, o Veríssimo, que graças a Deus (sem colocar o nome Dele em vão) está melhorando. O famoso escritor nunca escondeu suas dificuldades no assunto “fé”. Com seu característico humor, confidenciou numa crônica: “Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet”. Em outra, admitiu: “Devo ter deixado minha fé no bolso da fatiota azul, de calças curtas, com que fiz minha primeira comunhão”. No entanto, sem entrar no velho ranço de crentes versus ateístas, é oportuno observar que fé segundo a Bíblia não é acreditar que Deus existe. Após advertir que a fé necessariamente vem acompanhada de obras no amor – a justa crítica dos ateus aos “cristãos” –  o apóstolo Tiago escreve no tom sutil do Veríssimo: “Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo” (2.19).  Paulo vai mais longe e diz que fé não é fruto humano, “mas um presente dado por Deus” (Efésios 2.8). Por isto, nada resolve dobrar um ateu sobre a realidade de um Criador. Assim como nada adianta convencer uma pessoa doente sobre a existência de um bom médico, enquanto não confiar nele e marcar uma consulta. Foi isto que Jesus disse a Nicodemos, um religioso que acreditava, mas não tinha fé: “Quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus” (João 3.18). Por isto, quando está provado que mente saudável tem corpo saudável, agora os médicos confirmam: espírito saudável tem mente e corpo saudáveis.  
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

29 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia 22 de Novembro - Ação de Graças ou desgraça?


Têm coisas que fazemos automaticamente, sem pensar. São hábitos, costumes, rotinas. O jeito de comer, andar, sentar, vestir-se, trabalhar, descansar, escrever. Até o jeito de relacionar-se. Estes hábitos podem ser bons ou ruins. Por exemplo, se me acostumei sentar numa posição incorreta, com o tempo minha coluna reclama, se me habituei com uma alimentação errada, a saúde do corpo não vai longe. E grande parte vem por educação, de pais a filhos, de professores a alunos. De tal modo que o cultivo dos maus hábitos tem nome: falta de educação. E parece que estamos vivendo tempos de gente sem educação. Em quase tudo, especialmente na palavra: “obrigado”. Lembro-me quando criança de meus pais: “Como se diz?” – referindo-se ao agradecimento por um presente ou favor recebido.
 Deixar ou esquecer-se de agradecer também virou costume no assunto “bênçãos de Deus”. Em grande parte pela teoria que tudo surgiu e surge do nada. Nesta idéia evolucionista, até se compreende em não render “ação de graças”. Agradecer a quem? Ao Big Bang? À mãe natureza? Ao Sol, à Lua? Porém, se tal atitude vem de alguém que professa que “é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo” (Salmo 127.2)? De uma pessoa convicta “que ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus (João 3.27)? Algo parecido com aquela ingratidão reclamada pelo próprio Jesus, depois que curou dez leprosos e só um voltou para agradecer. “Onde estão os outros nove?” (Lucas 17.17). Esta pergunta o Salvador ainda faz, quando o que chama a atenção mesmo é a insistência no “eu quero, quero, quero, em nome de Jesus” – como se Deus fosse obrigado a dar tudo o que pedem. Algo parecido com o jeito das crianças de hoje que não sabem ouvir um não. Até porque “graças” na Bíblia significa presente “imerecido”. Por isto “todos os dias te darei graças e sempre te louvarei”, diz o salmista. Pura graça de um Deus que veio enrolado de presente.
              
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

22 de novembro de 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero é única no mundo



Em homenagem ao mês da Reforma Protestante, celebrado em 31 de outubro, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoveu o lançamento da Bíblia Sagrada com Reflexões de Martinho Lutero, em duas ocasiões.
Primeiro, no dia 23/10, na Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA), na capital gaúcha e depois na Celebração da Reforma, realizada pela IELB e IECLB, na Igreja da Reconciliação, também em Porto Alegre, no dia 31/10. A SBB promoverá, ainda, um coquetel de lançamento da publicação em São Paulo, a ser realizado em 27/11.
Esta edição da Bíblia Sagrada possui cerca de 900 reflexões de Martinho Lutero selecionadas por estudiosos especialistas no vasto acervo de escritos deixados pelo teólogo que, há alguns anos, estão sendo traduzidos e disponibilizados também em língua portuguesa.
Com texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Atualizada, a obra está voltada mais para a compreensão histórica e exegética dos textos bíblicos, ou, ainda, para uma orientação pastoral e prática.
A contribuição de Lutero na caminhada do cristianismo é reconhecida de forma universal, já que sua obra é citada por escritores de praticamente todas as correntes cristãs. Foram escolhidas reflexões que estivessem relacionadas direta ou indiretamente ao texto bíblico, a partir de obras de Lutero publicadas em português pela Comissão Interluterana de Literatura (CIL), instituição formada por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Entre elas estão: o devocionário Castelo Forte, de 1983; a obra Pelo Evangelho de Cristo, de 1984; e a coleção de Martinho Lutero - Obras Selecionadas, volumes 1 ao 11. Única no mundo, a Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero oferece recursos que contribuem para pregação do Evangelho e edificação da Igreja cristã.

Recursos
:: Texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada, impresso em preto
:: Cerca de 900 reflexões de Martinho Lutero
:: Texto dos auxílios impresso em uma segunda cor (marrom)
:: Notas textuais e referências cruzadas
:: Prefácio ao Antigo Testamento
:: Prefácio ao Novo Testamento
:: Apêndices:
Prédicas semanais sobre Mateus 5—7 (Prefácio);
O capítulo 15 da Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios (Prefácio);
Comentário da Epístola aos Gálatas (Prefácio);
Breve instrução sobre o que se deve procurar nos Evangelhos e esperar deles;
Seleção de hinos compostos por Martinho Lutero;
Catecismo Menor para os pastores e pregadores indoutos;
Biografia resumida de Martinho Lutero;
Glossário;
Índice remissivo.

Público - Alvo
:: Estudiosos da Bíblia
:: Seminaristas
:: Pastores
:: Cristãos em geral
Características
Código:RA085BRLUT
ISBN: 978-85-311-1327-7
Formato: 17,0 x 23,5 cm
Páginas: 1.344

http://www.sbb.org.br/default.asp

FAMÍLIA UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA!


Misericórdia do SENHOR!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O MUNDO VAI ACABAR. MAS SERÁ MESMO EM 21/12/2012???


                        
Só falta essa agora, o mundo acabar em 21/12/2012! Por que não depois do Natal? Mas, e a Copa em 2014? As Olimpíadas em 2016? A gente brinca, mas o assunto é muito sério. O assunto corre solto e veloz na internet, rádios, TVs, jornais e etc... E tem muita gente se deixando levar por esse papo furado ou história para boi dormir.
Quem me garante de que os grandes vilões que inventam essas histórias não querem vender seus livros, ganhar fama, dominar gente de cabeça fraca, sem conhecimento bíblico, e ainda, no fim das contas, ganhar muito dinheiro? Pior, já fiquei sabendo de situações em que pessoas se endividaram e até se suicidaram por causa dessas falsas doutrinas jogadas no ventilador.
Mas, o que dizer do Calendário Maia que prevê  que algo de muito grave vai acontecer no dia 21 de dezembro de 2012? Isso não é novidade para quem acompanhou as notícias há 10 anos atrás. Naquela época uma profecia de Nostradamus fez muita gente acreditar que o mundo terminaria no dia 11 de agosto de 1999 – no último eclipse do século e do milênio. Lembro-me que a mídia criou um grande sensacionalismo, aproveitando o mito antigo “a mil chegará, de dois mil não passará.” Já se foi uma década, e é só espiar no retrovisor da história para desvendar uma infinidade de profecias que não deram em nada.
Mas o que dizer da promessa bíblica sobre a volta de Cristo e o juízo final? É outro mito de gente fanática que escreveu a Bíblia? Na verdade,  o “novo céu e a nova terra”, conforme diz Apocalipse 21.1 é uma das doutrinas básicas da fé cristã. Para os cristãos que aguardam a volta de Jesus, servem as palavras do próprio Cristo em Mateus 24.36 sobre o fim do mundo: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” Então, o mundo pode acabar a qualquer momento! Talvez ainda hoje! Eu não sei!!! Só Deus sabe! E se for hoje, pela fé em Cristo, o Filho de Deus, tenho certeza que vou morar eternamente no Céu. Portanto, “um simples comedor de feijão” não pode e nem consegue definir e muito menos agendar o ano, mês, dia e hora do fim do mundo. Tentar fazer isso é o mesmo que continuar batendo a cabeça na parede sem saber a causa, razão e muito menos as conseqüências! Ou até mesmo tomar veneno esperando o outro morrer!
O apóstolo Pedro lembra que nos últimos dias vão aparecer pessoas dominadas pelas suas próprias paixões que vão zombar, dizendo, conforme 2Pedro 3.3,4: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele?” – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Por outro lado, o Salvador faz o alerta contra a aparição de muitos falsos messias e profetas anunciando o fim do mundo. De um lado, a total descrença – apoiada pela ciência puramente racional; de outro, a crença em qualquer coisa que aparece – alimentada pelo fanatismo moderno.
Acho que estas profecias sobre o fim do mundo são semelhantes aos barulhentos sistemas de alarmes contra ladrões que a toda hora disparam por engano. Além de incomodar, ninguém mais acredita. No tempo em que as trombetas anunciavam o perigo, já se alertava, conforme 1João 4.1: Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte.Bíblia NTLH. Mas, e se o alarme for verdadeiro? Creio que, mesmo quando a Bíblia anuncia que o “Dia do Senhor chegará como um ladrão”, o melhor jeito é estar preparado, conforme diz 1Pedro 4.7: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.” Em Lucas 21.36, lemos:Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.” Em João 6.47 está escrito: “... quem crê em mim tem a vida eterna.”
Finalizo com as palavras de um belo hino, que diz: Logo Jesus vem nas nuvens do céu os filhos seus buscar. Devo estar pronto ao Jesus chegar, e assim vou para o céu.”
Um grande abraço a todos e até a próxima!

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”
Idéias compartilhadas – Pastor Marcos Schmidt – Novo Hamburgo – RS
Rua Antonio Capelini – nº 148 – Bairro Santo Antônio – Centro – Rio Bananal
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035