Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

sábado, 22 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Estamos todos preocupados e sob forte impacto diante dos últimos acontecimentos e manifestações em todo nosso país. O grande número de manifestantes nas ruas nos traz admiração, mas também, nos leva a uma profunda reflexão.
A corrupção crescente e sem consequências sobre os que a praticam de forma aviltada e descarada, a falta de segurança, os problemas na área da saúde e da educação, enfim, o povo saturou-se, o povo não consegue mais conviver com o descaso e a impunidade e, por isso, grita, se manifesta e busca justiça, decência e honra.
Dentro desse cenário, não podemos concordar e nem compactuar com o vandalismo e extremismo, que, na verdade, foi e é praticada por um grupo pequeno de inconsequentes.  O caminho não é com a violência, nem o vandalismo, pois, no final, nós mesmos temos que pagar a conta, pois é nosso patrimônio que é delapidado e atingido.
Chama a atenção que esse movimento não está encabeçado por uma cor partidária, pelo contrário, há um clamor para que seja isento, um movimento apolítico, direcionado a todos que nos governam e que deveriam zelar pelo bem estar do povo e não dos seus interesses mesquinhos e egoístas.
O grande batalhador pela justiça e pelos direitos humanos, Martin Luther King disse: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas, sim, o silêncio dos bons.” Nesse sentido a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, apoia um movimento democrático, na luta pela moral, pela ética, pela justiça e pelo bem-estar do povo brasileiro, repudiando atos de violência e vandalismo, buscando sempre o caminho da paz e do amor.
Conclamamos o povo luterano para que inclua em suas orações nosso país.  Peçamos a ajuda daquele que é Senhor sobre tudo e sobre todos.  Coloquemos nossa vida e o destino do nosso país em suas mãos, pedindo para que Deus dê sabedoria, humildade, bom senso e atitude aos nossos governantes, no sentido de exercerem sua função com dignidade e responsabilidade, defendendo os interesses de um povo sofrido e carente, na busca da felicidade, da harmonia e do progresso.
O salmista disse, na Bíblia Sagrada: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.” Salmo 33.12. Esse é o nosso desejo. Esse é o nosso sonho, um povo ligado ao seu Criador, amando e confiando em Cristo Jesus como seu Salvador, e deixando que o Espírito Santo possa agir em suas vidas e corações, através da Palavra de Deus e assim, respondendo a esse amor com uma vida digna, honrada, decente, honesta e carregada de amor.
    
Pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Pastor Egon Kopereck - Presidente

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Voto consciente


O que revelam os protestos e as manifestações?

 “A justiça engrandece um  povo, mas o pecado é uma desgraça para qualquer nação”. Provérbios 14.34.
       O que revelam os protestos e as manifestações de uma população? Revelam a falta de justiça e a presença do pecado. Na história da humanidade não é difícil determinar épocas de grandes revoluções, lutas e a busca pela justiça. O que as pessoas mais precisam é de saúde, segurança e educação. Com muitos ou poucos recursos financeiros o que importa é a qualidade de vida. Todos querem viver bem. Infelizmente, o pecado está presente em todos os seres humanos. A sua presença é uma desgraça.
       A presença do pecado na nossa vida é a causa de todo o tipo de maldade. Desonestidade, inveja, corrupção, adultério, furtos, assassinatos e outros tantos males que atingem a humanidade são frutos da desobediência a Deus. Sendo ele o Criador e o Preservador do universo, e assim do ser humano, cabe a ele definir o que é certo e errado.
       A justiça de um povo é estabelecida a partir de princípios que possibilitam a vida em sociedade. Estes princípios são dados por Deus e revelados nas Escrituras Sagradas. O fato de milhares de pessoas buscarem seus direitos nos tribunais é uma prova de que existem pessoas que fazem questão de ignorar ou passar por cima daquilo que é justo. Os injustiçados, com razão, se manifestam.
       Existe solução? Existe. A justiça precisa prevalecer e o pecado deve ser erradicado. Deus providenciou isto ao assumir a natureza humana em  Jesus Cristo. Com a morte de Cristo na cruz foi conquistado o perdão dos pecados. A reconciliação com Deus passou a ser possível e, com ela, o amor a Deus e ao semelhante. Quem aceita Jesus como Salvador dos seus pecados tem comunhão com Deus, perdão e vontade para fazer o que certo e justo. Quanto mais pessoas estiverem no perdão divino, maior será a presença da justiça no mundo.
       Enfim, os protestos e as manifestações revelam a necessidade urgente do ser humano voltar-se para Deus.

Pastor Fernando E. Graffunder
                                                                                                              Três Vendas – Pelotas, RS.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Palavras que alegram o coração

A palavra tem um poder extraordinário, tanto para o bem como para o mal. Ela pode alegrar ou causar profunda tristeza. Com a palavra podemos incentivar uma pessoa para a realização de uma tarefa ou podemos desanimá-la por completo. Ela tem poder para derrubar os poderosos e força para erguer os fracos. Com o uso da palavra bendizemos ou maldizemos. Saber usá-la adequadamente é um grande desafio para o ser humano.
       Deus, o nosso Criador, deixou por escrito as suas palavras para serem usadas com  propósitos bem definidos. E um destes é para alegrar o coração. Mas, que palavras são estas? Por exemplo: “Foi a Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.” Jó 33.4. O Senhor Deus diz: “Eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno.” Jeremias 31.3. Ou, palavras do Senhor Jesus: “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” João 3.16.
       Os planos de Deus para com o ser humano giram em torno da vida. Morte e destruição são consequências do desprezo da palavra divina. A tarefa daqueles que acreditam e confiam em Deus é espalhar as suas palavras tal como sementes. Estas sementes, acolhidas num coração transformado pela fé em Cristo, irão crescer e produzir muitos bons frutos.
       É aconselhável, sempre que pudermos, dizer algo que ajude as pessoas. Caso contrário, para não complicar ainda mais a vida de alguém, é preferível ficar quieto. A maioria das pessoas tem carência de um elogio sincero, de uma palavra de consolo e até mesmo de um conselho edificante.
       Por mais que procuremos palavras bonitas ou pensamentos motivadores, jamais vamos encontrar palavras tão poderosas como as de Deus. “A lei (Palavra) do Senhor é perfeita e nos dá novas forças. O seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente.” Salmo 19.7-8. A alegria que Deus nos proporciona a partir da sua palavra é para sempre. Ouvir e praticar os seus ensinamentos é a receita para uma vida realmente feliz.

Pastor Fernando E. Graffunder
                                                                                                                            Três Vendas – Pelotas, RS.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pecados Ambientais

Chamou a atenção na última terça-feira, em matéria de capa deste jornal, que 97% das ações dos crimes ambientais no Judiciário brasileiro tem como réu o Estado. Lamentável e péssimo exemplo, sobretudo para as crianças que lembram nas escolas a Semana do Meio Ambiente. Aliás, um infanticídio governamental, pois são os infantes que vão herdar este planeta poluído e depredado - insustentável para a sua sobrevivência. Diante disto, qual a solução quando "ainda estamos fazendo muito pouco pelo nosso meio ambiente"? Conforme conclusão da matéria, "a questão ambiental é complexa e comporta discussões amplas".
O assunto em questão é essencialmente bíblico. É só abrir o livro sagrado e já nas primeiras páginas tem a preocupação do Criador com o meio ambiente, que o homem deveria preservar o jardim (Gênesis 2.15). Mas surgiu o pecado e o jardim virou um lixão. Hoje a preservação tem um alto preço - um custo diferente na ótica da maioria dos ambientalistas mesmo quando os objetivos são os mesmos. Isto porque o jeito bíblico aponta para um Criador e Salvador do Universo, enquanto a lógica da ciência aposta unicamente na capacidade humana. Diferente também da crença do famoso ecologista Lutzenberger, morto em 2002. Ele acreditava na teoria de Gaia, um sistema de vida evolutivo do Universo onde "nós humanos, individualmente, somos como células", sem nenhuma diferença de animais e plantas. Para a fé cristã, o ser humano é a principal criatura de Deus, com espírito, e todas as coisas estão debaixo do domínio dele (Salmo 8). Se este domínio está comprometido pela ganância e destruição, a solução é Cristo, no presente e definitivamente no futuro quando "o Universo ficar livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomar parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Romanos 8.21). Por isto, no lugar de estarem no banco dos réus em crimes ambientais, cabe aos cristãos serem testemunhas e agentes na preservação do planeta Terra.


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
6 de junho de 2013

terça-feira, 4 de junho de 2013

Com que idade começar a namorar?

Rogério tem quinze anos. Se ele ainda não está namorando, pensou nisso. É normal jovens pensarem em namorar. E nos dias atuais, o namoro é um assunto que começa a ser tratado cada vez mais cedo, o que pode trazer conseqüências para os próprios jovens e pais.
Por pressão e influência dos amigos, meios de comunicação, rádio, televisão, jornais e revistas, a visão e o comportamento dos jovens em relação ao namoro está cada vez mais confuso e preocupante. Resultado: o critério principal para namorar passa a ser a busca do prazer e da satisfação pessoal. Pouco se pensa na busca de uma companheira ou companheiro do sexo oposto para uma vida normal em família, e muito se pensa, no prazer imediato, na satisfação de desejos pessoais, numa total liberdade.
Acredito que hoje a pergunta que mexe com os jovens e pais é: com que idade começar a namorar? A resposta não está em definir uma idade, mas sim, definir a finalidade e objetivo do namoro.
O interesse pelo sexo oposto se manifesta de forma natural no ser humano, no começo da adolescência. Isto não significa que deve começar um namoro. É fundamental que, antes de começar a namorar, se procure uma pessoa comprometida com a cristã, se desenvolva uma amizade sincera e verdadeira para então começar ou não um namoro com o consentimento dos pais.
Antes de começar a namorar é importante consultar os pais e refletir em família sobre os seguintes princípios: a) É importante gostar da pessoa e não apenas gostar de namorar. b) É importante respeitar a pessoa com quem se pensa em namorar. Jamais avance o sinal! c) É importante pensar, ao iniciar um namoro, na possibilidade de casar com a pessoa que se quer namorar. d) Por sermos cristãos, é fundamental pedir a orientação de Deus nesse assunto.
Esses princípios nos levam a compreender que não é bom começar a namorar muito cedo, em idade muito jovem. Mas independente da idade, é preciso, acima de tudo, levar o namoro a sério, e prestar contas do que se faz diante de Deus.
Namoro é um assunto que tanto pais como filhos precisam falar e se orientar com Deus. Ele compreende as nossas dificuldades. Ele enviou Jesus Cristo para nos salvar, podemos também ter a certeza de que Ele não irá nos abandonar quando o assunto é namoro.
Um grande abraço a todos os casais.
Feliz e abençoado “Dia dos Namorados! Até a próxima.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”
Rua Antonio Capelini – nº 148 – Bairro Santo Antônio – Centro – Rio Bananal

Dons

“Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará me recebendo...” Marcos 9.37 Bíblia NTLH
A turma do 4º ano estava muito ansiosa. Tinham planejado fazer uma festa para as professoras pelo seu dia e estavam preocupadas porque não queriam que nenhuma delas descobrisse.
No dia combinado, todos se organizaram e conseguiram fazer uma grande surpresa! Ao entrarem na sala de aula toda enfeitada, as professoras os receberam com um caloroso abraço, mostrando-se muito emocionadas pelo carinho recebido.
Assim como fizeram as professoras, Jesus fez diante dos discípulos com uma criança ao pegá-la no colo e abraçá-la. Então disse que todo aquele que receber uma criança carinhosamente estará recebendo não somente a ele como também a Deus. Dessa forma, Jesus mostra como Deus se alegra com as Crianças e com quem as cuida e educa, tratando-as com carinho e atenção.
Vamos valorizar sempre nossos pais, professores e autoridades que educam as crianças no caminho do Senhor.
Para refletir: Que tal fazermos um cartão aos nossos pais e professores, agradecendo pelo seu carinho e orarmos pedindo que Deus sempre os abençoe?
Oração: Querido Jesus, obrigado pelos meus pais e professores. Abençoa sempre a eles, dando-lhes saúde, sabedoria e muito amor em sua missão. Em teu nome. Amém.

Fonte: Livro Receitas de Amor – Pág. 310 – Adaptado: Pr. Silvair Litzkow