Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O que devo fazer além de votar obrigatoriamente?


Estamos nos aproximando de mais uma eleição municipal. Processo muito importante em que somos chamados a participar da decisão de eleger nossos representantes. Diante deste fato histórico e decisivo, precisamos nos perguntar: O que devo fazer além de votar obrigatoriamente?
Você precisa saber que o direito de votar em seu candidato é uma conquista histórica que seus antepassados lhe deixaram.
Nossos candidatos não nasceram hoje, conheça suas histórias e suas lutas em defesa da sociedade.
Uma política responsável é formada de bons candidatos e boas propostas, conheçam sem falta os dois.
Seu voto não é moeda de troca. Não vote em quem lhe promete favores que não poderá cumprir. 
Como cidadão você não pode abrir mão de exercer seu direito de escolha. Se você não escolher, outros escolherão por você e provavelmente suas reivindicações serão deixadas de lado.
Não anule seu voto, anule, com o seu voto, a política irresponsável e despreocupada com as reais necessidades do povo.
Ética e dignidade na política devem ser cobrados pelo povo sempre, não só nas eleições.
A sua vida política não se limita aos dias da eleição. Veja se as promessas de campanha estão sendo cumpridas. Caso isso não aconteça, questione seu candidato.
Não se limite a ser apenas um eleitor por obrigação, mas sim, um cidadão responsável por convicção.
Ore por todos que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. (1 Timóteo 2.2)


Núcleo Ecumênico de Blumenau
Igreja Católica Apostólica Romana,
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil,
Congregação Evangélica Luterana “Bom Pastor” de Blumenau – IELB

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Cristão e o Ateu


Consciência tranquila


Fanatismos religiosos e políticos


Por mais insensível e até ignorante que tenham sido as sátiras feitas contra Maomé, é injustificável a reação violenta e raivosa das multidões de muçulmanos, especialmente infeliz por ser motivada por líderes religiosos.
Por mais duras que sejam as críticas e os debates em épocas de eleições no campo político, brigas e violências não podem ser aceitas.
Por mais romântico e inspirador que tenha sido a Revolução Farroupilha, lembrada pelo povo gaúcho em mais um “Vinte de Setembro”, jamais devemos esquecer que naquela guerra, o cheiro de cadáveres era bem mais comum que o cheiro de churrasco. A boca seca e empoeirada dos piões que guerreavam uns contra os outros não recebiam chimarrão algum, e músicas embaladas pela gaita silenciavam diante do choro de viúvas e órfãos.
O fanatismo religioso ou político deve ser questionado e até combatido. Mas o indiferentismo pode ser igualmente perigoso.
Não concordo com o velho bordão que diz: “Religião e Política não se discute”. Penso justamente o contrário. Penso que religião e política devem ser analisadas e debatidas profundamente. Penso que o fanatismo é justamente causado pela falta de reflexão, pela inexistência de espírito crítico e debate. Mas não precisamos ser violentos nas discussões, antes devemos concentrar energias para discutir e analisar.
Outro bordão que discordo é o que diz: “O importante é ter fé”. Posiciono-me contrário a tal afirmação porque é inevitável que nos perguntemos: “Fé em que?” “Fé para quê?” Afinal, na historia da humanidade, por causa de crenças e “fés” já se matou criancinhas, e efetuaram-se verdadeiros genocídios.
A religiosidade humana é cheia de egoísmos e regrinhas estranhas. Graças que Jesus veio ao mundo, mostrou e revelou o verdadeiro amor. A verdadeira fé deve ser ativa e viva no amor e coerente com as Palavras daquele que seguimos e confiamos.
Assim também a verdadeira política deve nascer no sentido do bem comum e do desejo de servir e não de ser apenas servido.
A verdade é que enquanto Deus quer iluminar nossos caminhos e entendimentos, o fanatismo traz uma grande sombra, um vale escuro. Lembremo-nos que o fanatismo cega e mata, mas também não esqueçamos que o indiferentismo acomoda e é complacente.
Pastor Ismar Pinz
Comunidade Luterana Cristo Redentor.
Três Vendas, Pelotas, RS
19.09.2012

sábado, 8 de setembro de 2012

SERÁ QUE JESUS VAI VOLTAR? POR QUE ESTÁ DEMORANDO TANTO?


Talvez essas e muitas outras perguntas ficam martelando na cabeça do ser humano.
A Bíblia, Palavra infalível de Deus nos ensina com clareza sobre a volta de Jesus. No entanto, é preciso ter a Bíblia em mãos e estudá-la a fundo em oração e devoção.
Na Bíblia está escrito: “... Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” Atos 1.11. Ler ainda: Hebreus 9.28; 1Tessalonicenses 4.16.
Os descrentes (zombadores – escarnecedores) dizem: (... Onde está a promessa da sua vinda? – RA); (Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? – NTLH) – 2Pedro 3.2-4.
Nós cristãos devemos ser lembrados sempre de novo sobre a volta de Jesus, para não acontecer que durmamos por causa da demora – Marcos 13.36,37. E para que nossos corações não fiquem sobrecarregados com as coisas deste mundoLucas 21.34-36.
Nós cristãos devemos viver na constante expectativa da vinda de Cristo, no Juízo Final. Jesus diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.” Mateus 25.13
Hoje, Cristo vem a nós de maneira invisível, espiritual, através de sua Palavra e Sacramentos: Batismo e Santa Ceia – Ler – João 14.23.
No Juízo Final, a vinda de Jesus será visível. Ler Mateus 24.30. Será como um relâmpago – Ler Lucas 17.24 e Mateus 24.27. Será como um ladrão. Ler Mateus 24.42-44.
Quando Cristo vier todos saberão imediatamente quem ele é. Todos os anjos virão com Jesus – Ler Mateus 25.31.
A tarefa dos anjos será: anunciar a vinda de Cristo; ajuntar os mortos ressuscitados e os vivos diante do tribunal de Cristo; separar os cristãos dos não cristãos; e atirar os condenados ao inferno – Ler Mateus 13.41-43.
Jesus virá no fim do mundo – Mateus 24.29,30. Será o último dia – João 6.40.
O mundo não vai acabar com mais um dilúvio – Ler Gênesis 9.11, e sim, com fogo – Ler 2Pedro 3.12. Depois disso haverá novo céu e nova terra – Ler 2Pedro 3.13.
O dia da volta de Cristo já foi definido – Ler Atos 17.31. Mas o dia não foi revelado. Ninguém sabe, a não ser Deus, o Pai – Ler Marcos 13.32. No entanto, é preciso estar preparado, firme na fé em Cristo. Paulo diz em 1Coríntios 10.12: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”
O dia da vinda de Cristo será em breve, porque os sinais da sua vinda se cumpriram e estão sendo cumpridos. Mateus 24; Lucas 21; 2Tessalonicenses 2.
Sinais na natureza: terremotos, tornados, tsunamis, tempestades, pragas, eclipses do sol e da lua, e etc...
Sinais na vida do ser humano: doenças; guerras, fome, injustiças no mundo dos negócios e da política, e etc...
Sinais na igreja visível: falsos pregadores, hipocrisia, esfriamento do amor, afastamento da verdade bíblica, picuinhas, desunião, o aparecimento do anticristo, e etc...
Em 1Pedro 4.7, lemos: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações.”
A finalidade dos sinais é alertar e nos preparar.
Ainda vivemos no tempo da graça, oportunidade que Deus nos dá para nos agarrarmos de corpo e alma em sua Palavra e Sacramentos: Batismo e Santa Ceia, participando regularmente dos cultos; estudos; congressos, encontros de famílias; devoções com a família, e muitas outras oportunidades que a congregação/igreja oferece.
Jesus diz em João 6.47: “... quem crê em mim tem a vida eterna.”
Jesus ainda diz em Lucas 21.36; “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.”
Que o bondoso Deus nos mantém sempre firmes na fé em Cristo, nosso Salvador.
Oração: Novo céu e nova terra aguardamos, ó Senhor. Lá na glória cantaremos com os santos teu louvor, onde em plena e doce luz      viveremos com Jesus. Amém.

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”

O SENHOR VIRÁ LOGO



Muitos livros e filmes, contam que o dia da volta de Cristo será algo assustador e triste. Isso não é verdade, e, além disso, pode assustar nossas crianças.
O julgamento final é motivo de medo e preocupação para os que não estão preparados, firmes na fé em Cristo.
O apóstolo Paulo diz que a volta de Jesus não vai demorar. Mas o que as pessoas deveriam fazer enquanto Jesus não chega? Paulo aconselha que todos vivam unidos com Jesus, lendo a Bíblia todos os dias.
A mensagem do juízo final é esta: aqueles que confiam em Jesus precisam permanecer nele e os que não confiam precisam crer nele de todo o coração.
Na carta de Paulo aos Filipenses capítulo 4, versículo 5 (Bíblia NTLH), está escrito: “O Senhor virá logo”. Por isso não podemos perder tempo. Somente Jesus é o Salvador. Aproveite o dia de hoje e confie em Jesus, porque nele há perdão dos pecados. Ele diz àqueles que estão arrependidos dos seus pecados: “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu.” – Isaías 43.1 (Bíblia NTLH)
Nesta promessa você pode confiar. Jesus também disse: “Eu afirmo a vocês que isso é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.” – João 5.24 (Bíblia NTLH)

Oração: Querido Deus, prepara-me para o encontro com Jesus. Quando esse dia chegar, eu quero estar esperando em fé e oração. Amém.

Pastor Silvair Litzkow