Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Desigualdade Social


        Novamente o nosso país aparece numa estatística mundial. Desta vez para revelar algo que não é difícil de perceber, mas quase impossível de modificar. Trata-se da desigualdade social. Estamos em quarto lugar. Num primeiro momento são notórios os fatores pobreza e riqueza. Muitas pessoas são consideradas pobres e poucas consideradas ricas. A desigualdade também está na educação, na área da saúde e habitação.
       Nem todas as crianças, por exemplo, têm a mesma oportunidade de frequentar as melhores escolas com os professores mais qualificados. As consequências disso podem conduzir para o crescimento da desigualdade. Em breve poderemos estar em terceiro lugar, se continuar assim.
       Na área da saúde, são poucas as pessoas que têm acesso a um bom plano e médicos especialistas. Quanto à habitação, a grande maioria da população brasileira mora em casebres; a minoria em mansões. Mas, qual é a causa de tamanha desigualdade? É possível diminuí-la? Existem pessoas interessadas em mudar esta realidade?
       Deus, nosso Criador e Mantenedor, deve estar triste pelo rumo que a vida das pessoas está tomando. Isto é resultado do afastamento dele. Ele até poderia resolver todos os problemas num piscar de olhos. Mas ele deseja que nós mesmos, com a nossa inteligência e capacidade de raciocínio, resolvamos as situações adversas.
       Cada dia é uma oportunidade que temos para contribuir na valorização do ser humano. E esta, necessariamente passa pela luta contra o egoísmo. Precisamos ser mais solidários. A vontade de Deus é que exista justiça, respeito e amor de uns para com os outros. Entre os cristãos também existe desigualdade social. Ela somente será vencida se acontecer o que o mensageiro de Deus, o apóstolo João, escreve em 1 João 3.18: “Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.” Que Deus nos dê sabedoria e vontade para termos atitudes que comprovem o amor que temos pelas pessoas. Que estas nossas ações contribuam para a diminuição da desigualdade social e para uma vida de paz e harmonia.

Pastor Fernando Emilio Graffunder
Pelotas, RS

Os escândalos e a luz


“Escândalo” na Bíblia (do grego skandalon) tem um sentido diferente destes que a gente vê nas capas dos jornais. Dependendo do contexto bíblico, pode ser um obstáculo, armadilha, ofensa, abandono. O próprio Jesus é apontado como alguém que escandaliza, conforme a profecia de Simeão (Lucas 2.34). Isto se confirmaria mais tarde quando o Salvador pergunta à multidão que o seguia por causa dos milagres que fazia: “Isto vos escandaliza?” (João 6.61). A versão na linguagem de hoje é mais exata: “Vocês querem me abandonar por causa disso?” É que ele tinha sugerido para comerem a carne dele, beberem o sangue dele. Na verdade, já que eles não aceitaram o “pão da vida”, Jesus escandaliza propositalmente para separar o joio do trigo. Ele queria discípulos e não seguidores interesseiros. No final sobraram só os doze daquela multidão. Isto nos faz pensar: E hoje, quantos sobrariam? 
Quando Jesus afirma que “é inevitável que venham escândalos”, ou em outra versão, “sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado” (Lucas 17.1), ele alerta com “mas ai do culpado”. Nem a Bíblia nem a história secular escondem os registros que revelam um mundo habitado por gente que sempre foi má. Se hoje a impressão é que as coisas pioraram, é devido às notícias instantâneas de cada cantinho deste planeta. Mas, se o exemplo influencia, penso que é por isto que a maldade em todos os níveis vem aumentando. Creio que também é por isto que muitos estão com nojo da política e da religião. Por isto, no meio de tanto escândalo, fica o recado: "Os dias em que vivemos sãos maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam” (Efésios 5.16,17). Sem muito esforço podemos começar com o pedido dele: “A luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem” (Mateus 5.16).
  
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de agosto de 2012

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vida, respiração e tudo mais


Um médico determinado na hora e no lugar certo foi a salvação do idoso que se engasgou com um pedaço de carne numa churrascaria em Porto Alegre. Ao perceber que o homem não conseguia respirar, o cirurgião que almoçava no mesmo local, com uma faca comum fez um corte no pescoço da vítima e inseriu uma caneta para voltar a respiração. Este fato incomum bem no Dia dos Pais me fez pensar nas palavras finais do livro bíblico dos Salmos: “Todo o ser que respira louve ao Senhor” (150.6).
Não é preciso ficar engasgado e sem poder respirar para descobrir o quanto a nossa vida é instável e arriscada. Basta entrar no automóvel e podemos sofrer um acidente, estar na rua ou em casa e enfrentar um assalto, no sofá e passar por um AVC, no shopping e contrair a gripe A. “Estamos em perigo de morte o dia inteiro” (Romanos 8.36), lembram as Sagradas Escrituras. Isto deveria nos manter mais humildes e sensíveis. Isto deveria nos tornar mais agradecidos ao Médico dos médicos, ao Pai dos pais, e assim atender o convite: “Todo o ser que respira louve ao Senhor”.
“É ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais” (Atos 17.25), também diz a Bíblia sobre a nossa dependência divina. Mas esquecemos disto facilmente. É preciso então ficar engasgado com um simples pedaço de carne e milagrosamente sobreviver, para descobrir o quanto a vida está pendurada num fio, ou melhor, o quanto a vida depende de uma traqueia desobstruída. No entanto, quando pensamos em outra respiração, aquela que oxigena a alma e devolve a vida para sempre, então temos muito mais razão para louvar ao Senhor. Ele abriu a nossa alma com a cruz e desimpediu a passagem para os céus. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, disse Jesus. Para a nossa tranquilidade, ele está sempre do nosso lado, seja na hora quando nos engasgamos ou quando engolimos sem nenhum problema.

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
16 de agosto de 2012

sábado, 4 de agosto de 2012

POR QUE BATIZAMOS CRIANÇAS - PARTE 2


Batizamos crianças porque:
De acordo com os textos abaixo sempre foi costume da Igreja Cristã batizar crianças. Leia: At 10.44-48; At 16.15; At 18.8 e 1Co 1.16. Atos 16 diz que Lídia e toda a sua casa foram batizados. Muito embora o texto não diz claramente, mas é certo que havia crianças naquela família, bem como, a casa de Crispo em Atos 18, e a casa de Estéfanas em 1Coríntios 1.
A primeira versão do Novo Testamento, denominada Peshita Siríaca, publicada logo após a era apostólica, traduz At 16.15 da seguinte maneira: “Ela (Lídia) foi batizada e as crianças da sua casa.”
DEVO ME BATIZAR MAIS DE UMA VEZ?
Cuidado! Muitos não tem nenhum conhecimento bíblico sobre o batismo e o seu valor, e por isso, acabam entrando na onda perigosíssima de se batizar de novo toda vez que muda de igreja. O batismo É UM SÓ – Leia: Efésios 4.5, e não 2, 3, 4 vezes... de acordo com o número de denominações diferentes... Muitos encaram esse assunto, como se estivessem brincando de casinha ou pulando de galho em galho! Na Bíblia está escrito: “... Não vos enganeis: de Deus não se zomba... – Gl 6.7.
Se você se batizou mais de uma vez peça perdão a Deus e clareza da sua Palavra, Ele te perdoará e receberá em seus braços.
As bênçãos e validade do batismo não estão no pastor que faz o batismo e nem nessa ou naquela denominação. O valor e bênçãos do batismo estão na Palavra de Deus, que é usada junto com a água. O batismo feito com água, em nome do Deus Triúno; Pai, Filho e Espírito, Santo é válido para sempre. É o que lemos em Mateus 28.19,20. O batismo não perde a sua validade. Pois Deus continua sendo fiel até o fim.
A igreja cristã sempre batizou crianças, desde os tempos apostólicos. Toda a confusão começou no século XVI com o surgimento dos anabatistas (ensinavam: Salvação por obras; negavam o batismo infantil...) que começaram a ser contra o batismo de crianças, afirmando que elas não podiam crer e que não tinham necessidade de serem regeneradas, visto não terem pecado, o que é uma grande mentira! Basta ler Salmo 51.5. Nascemos com o pecado original.
As seguintes afirmações de grandes autoridades bíblicas provam o que dissemos – Que a igreja sempre batizou crianças:
Irineu, nascido em 97 d.C., discípulo de Policarpo, escreve: “A igreja aprendeu dos apóstolos a ministrar o batismo às crianças.” Irineu: Contra as Heresias, vol. 2.
Justino Mártir, que chegou a ver o apóstolo João, escreve: “Cristãos de ambos os sexos, alguns de 60, outros de 70 anos de idade se tornaram discípulos pelo batismo desde a infância.” Justino: Apologia, vol. 1.
Orígenes, que viveu 85 anos depois da morte do apóstolo João, escreve: “Visto que o batismo é para perdão dos pecados, as crianças também são batizadas de acordo com o costume da igreja.” Wal, vol. 1, p. 104.
Hermas, mencionado por Paulo em Rm 16.14, fala de crianças que receberam o selo do batismo, nestas palavras: “Ora, esse selo é a água do batismo.
Clemente, mencionado em Filemom 4.3, aconselha aos pais: “Batizai vossos filhos e criai os na disciplina e correção do Senhor.
Agostinho diz: “Desde a antigüidade a igreja tem observado o batismo infantil.
Pelágio, contemporâneo de Agostinho, escreve: Difamam-se como se eu negasse o sacramento do batismo às crianças. Jamais ouvi dizer, nem mesmo de um herético ímpio, que crianças não devem ser batizadas. Pois não há ninguém tão ignorante do escrito evangélico a ponto de ter essa opinião.”
Jamais devemos esquecer que o batismo é um meio da graça pelo qual Deus vem a nós e nos da o perdão dos pecados e implanta a fé salvadora em nossos corações.
Grande abraço a todos e até o próximo artigo!

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”
E-mail: silvairlitzkow@yahoo.com.br – Fone: (27) 9777-5035

PAIS E FILHOS



“Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.” Provérbios 1.8,9 – Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Antes de ler, pegue uma vassoura e uma pá de lixo. Agora pense: quando a mãe ou o pai chamam você para fazer uma coisa, você obedece sem reclamar? Claro que brincar e ver TV são muito mais legais do que fazer a lição de casa ou arrumar o seu quarto. E que chato lavar um pouco de louça ou secá-la, não é mesmo?
Agora, imagine o pai e a mãe não preparando a comida, não limpando a casa, não lavando a roupa, nem pedindo para você estudar, tomar banho e organizar as suas coisas. Como seria a sua vida numa casa assim?
A Bíblia fala que os filhos devem escutar os pais e se lembrar dos seus ensinamentos. Às vezes, é preciso parar de reclamar e lembrar que os pais são representantes de Deus, e querem que a gente aprenda a fazer as coisas porque eles nos amam e desejam o melhor para nós.

Para refletir: Escreva em uma folha de papel: Todo dia é Dia dos Pais e das Mães. Acrescente duas coisas que você irá fazer sempre para ajudar seus pais. Depois, deixe o papel num lugar para sempre lembrar de realizar o que combinou. Ore e peça ajuda a Deus!

Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a amar e respeitar meus pais em todos os dias da minha vida. Amém.