Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Casamento - "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." Mateus 19.6


Árvores na beira de um riacho


Uma ou muitas árvores e um riacho formam uma bela paisagem. Esta paisagem ilustra a vida das pessoas que acreditam em Deus e a ele obedecem. Está escrito: “Estas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo.”  Salmo 1.3.
A árvore é alimentada pela água do riacho que a torna forte, viçosa e produtiva. Sem este alimento os parasitas tomam conta dela. A destruição é uma questão de tempo. Ela ficará seca, improdutiva e será queimada.
A vontade de Deus é que cada um de nós seja feliz seguindo os seus bons propósitos. Além de ser nosso Criador, ele nos mantém. E nessa manutenção é imprescindível que estejamos em sintonia com a sua vontade. Deus revela: “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite.” Salmo 1.1-2.
Desprezar Deus e sua Palavra é o mesmo que uma árvore direcionar  suas raízes para longe do manancial de água. Acontece que a árvore jamais fará isto. Ela não tem o raciocínio para tomar uma decisão tão desastrosa. Ao passo que o ser humano é capaz de fazer isto. Quando a felicidade vai embora, ou nem chega, o mais comum a ser feito é culpar o Deus Criador.
Mesmo que sejamos rebeldes em relação a Deus e sua vontade, ele está de braços abertos para nos perdoar e dar novo sentido para a vida. O riacho da sua Palavra traz vida quando nos diz que em Jesus está a fonte da verdadeira vida. Aliás, o próprio Salvador disse para a mulher samaritana, junto ao poço de Jacó: “Quem beber dessa água (água do poço) terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará a vida eterna.” João 4. 13-14.
Ser cristão é ser uma árvore plantada na beira de um riacho. Ser uma árvore na beira de um riacho é buscar na Palavra de Deus a verdadeira felicidade.

Pastor Fernando Emilio Graffunder
Pelotas, RS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Devoção - Lutando contra o domínio do pecado


Atualmente no Brasil e em todo o mundo se faz ouvir um clamor contra a discriminação. Discriminação de raça, nível social, gênero e minorias em geral. Isso, sem dúvida, se constitui num fator bastante positivo. Pode vir ao encontro da recomendação bíblica, feita pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, capítulo 6, versículo 12: “Não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana”.
É próprio da natureza humana, por estar degradada pelo pecado, transgredir a ordem justa e sensata estabelecida pelo Criador. E isso se manifesta claramente nos relacionamentos. Como é difícil aceitar e conviver com o outro, com o diferente! O fato de se fazer campanhas através da mídia, das escolas e outros meios para coibir a discriminação demonstra o quanto é necessário lutar contra o domínio do pecado, que está agarrado ao coração de todo o ser humano. Mas como obter sucesso nessa tarefa?
Existe apenas uma forma disso acontecer: Olhar para Jesus Cristo, que não nos discriminou por estarmos imundos por causa de nossa natureza corrompida. E, além disso, sacrificou a sua vida para conquistar o perdão para os nossos pecados, e para nos reconciliar com o nosso Criador.
Quando reconhecemos que por natureza não podemos amar, mas só discriminar e odiar o próximo, e então nos arrependemos e olhamos com toda confiança para o nosso Salvador Jesus Cristo, ele nos torna aptos a buscar e a ter um relacionamento pacífico e harmonioso com o nosso próximo, mesmo que ele seja diferente.
Oremos: Senhor, obrigado por não achares pesado demais sacrificar-se para reconciliar-nos com o nosso Pai e para vivermos em paz com o nosso semelhante. Amém. 

Pastor Egon Starosky

Entrega o teu caminho ao Senhor... Salmo 37.5


sábado, 2 de junho de 2012

ABORTO - CARTA DE UMA CRIANÇA QUE NÃO CHEGOU A NASCER



Oi mamãe! Tudo bem? Eu estou bem, graças a Deus. Faz poucos dias que você me concebeu em sua barriguinha. Na verdade, não consigo nem explicar como
estou feliz em saber que você será minha mãe. Outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo! Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido, e já percebo como o meu corpinho começa a se formar. Não, estou tão linda como você, mas vamos com calma, me dê uma oportunidade!
Estou muito feliz! Mas tem algo que me deixa preocupado... Ultimamente me dei conta que tem alguma coisa perturbando a sua cabeça mamãe! E isso não me deixa dormir. Mas... tudo bem, isso vai passar. Não se desespere.
Mamãe, já se passaram dois meses e meio, estou muito feliz com as minhas mãos, e tenho vontade de usá-las para brincar e fazer carinho em você e no papai.
Mamãe, me diga o que está acontecendo? Por que você chora tanto a noite? Por que quando você e papai se encontram, gritam tanto um com o outro? Vocês não me querem mais? É isso? Vou tentar ajudar e fazer de tudo para que vocês me queiram... Mamãe! Papai! Dêem as mãos e falem com Deus em oração. Ele ajudará.
Mamãe, já se passaram três meses. Você me parece muito deprimida. Não entendo o que está acontecendo. Estou confuso. Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã. Mas... eu me sinto muito bem... você se sente mal mamãe?
Mamãe, já é dia, onde vamos? O que está acontecendo mamãe? Por que choras? Não chore, não vai acontecer nada... Mamãe, não se deite, ainda são duas horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas.
Mamãe! Mamãe! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha? É um brinquedo novo? Mamãe, por que estão sugando minha casa? Mamãe! Espere, essa é minha mãozinha! Por que a arrancou? Isso está me machucando e está doendo muito. Mamãe, me protege! Mamãe, me ajude! Sou muito pequeno ainda, e não consigo me defender sozinho. Mamãe, estão arrancando a minha perninha! Pede para o médico parar. Prometo que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar. Ai, mamãe, como pode alguém fazer isso comigo? Ai mamãe... Ai mamãe... me ajuuuuuuuuude.
Oi mamãe! Já se passaram 17 anos, depois daquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão. Por favor, não chore! Lembre-se que te amo mamãe. Amo o papai também. Eu estarei aqui, no Céu, esperando vocês com muitos abraços e beijos. Amo muito você, mamãe e você, papai! Assinado. Seu bebê.
Não se engane! Deus é o autor e doador da vida. No entanto, somente Deus tem o poder e a autoridade para interrompê-la.
Autor desconhecido – Adaptado pelo Pastor Silvair Litzkow

ABORTO! VOCÊ É CONTRA OU FAVOR?



Para refletir: Certo professor, querendo provar a seus alunos quão falho pode ser o raciocínio humano, propôs à sua classe a seguinte situação:
“Baseados nas circunstâncias que mencionarei a seguir, que conselhos dariam a certa senhora, grávida do quinto filho”?
“O marido sofre de sífilis; ela, de tuberculose. Seu primeiro filho nasceu cego. O segundo, morreu. O terceiro nasceu surdo, e o quarto é tuberculoso”.
“Ela está pensando seriamente em abortar a quinta gravidez. Que caminho a aconselhariam a tomar”?
Com base nos fatos apresentados, a maioria dos alunos concordaram em que o aborto seria a melhor alternativa. O professor, então, disse aos alunos: “Se vocês disseram sim à idéia do aborto, acabaram de matar o grande compositor e músico Ludwig van Beethoven”.
Esse fato não só é emocionante, mas deveria ser divulgado e lembrado por todas as famílias de nosso país. Ela nos faz pensar duas, três, quatro, cinco... vezes, antes de tomar decisões tão sérias em favor de um ser indefeso.
O dicionário diz que aborto é o ato de expulsar o feto do útero antes de completado a gravidez. Em outras palavras, aborto, conforme diz a advogada Tânia Mª. Hoefel é um assassinato, é tirar a vida de um ser humano indefeso, sem que este tenha a menor chance de se defender ou de ter alguém que o defenda.
Deus nos deu o 5º Mandamento dizendo Não Matarás – Êxodo 20.13. Deus se refere não somente a morte física, mas a tudo que “prejudicar” a nossa própria vida ou a do próximo.
Em Mateus 5.21-22, Jesus explica o 5º Mandamento e complementa, dizendo: “Ouviste o que foi dito aos antigos: Não matarás, e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”.
Deus é o autor e doador da vida. Por isso ela é intocável. Cabe somente a Deus tirar a vida, bem, como, quando e da forma como ele bem desejar. Esse poder não é dado a nenhum ser humano na face da terra. Caso contrário, teríamos que passar a borracha nos textos bíblicos, começando pelo 5º Mandamento. Isso seria o mesmo que “tomar veneno, esperando alguém outro morrer”. Creio que é preciso levantar um grande estandarte em nosso País com as sagradas letras; “... Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5.29.
E o caso recente, onde o Supremo Tribunal Federal aprovou o aborto de anencéfalos? O argumento é que a mãe irá sofrer muito por gerar um feto que não tem cérebro! Mas quando o sofrimento me permite acabar com uma vida? Quantos sofrem hoje e pedem pelo fim de sua vida – aprovaríamos isso?
No caso dos anencéfalos argumenta-se ainda que a possibilidade de vida é pequena. Mas será que não há dignidade em viverem apenas alguns minutos? O dom da vida não está ligado ao tempo de vida! Por isso todos têm o direito e o dever de cuidar durante as poucas semanas, meses ou anos que estamos com nossos filhos e depois sepultá-los dignamente?
Desejo que essa decisão do Supremo Tribunal Federal não abra precedentes para que o egoísmo floresça e frutifique em extermínio de crianças por motivos banais!
Não consigo imaginar a dor de um pai e mãe ao descobrirem que seu filho(a) não tem cérebro. Não deve ser nada fácil! Porém, a vida pertence a Deus. Ninguém tem o direito e autoridade de interrompê-la. Mas, se Deus nos acompanha, conhece e chama pelo nome, quando ainda estamos no ventre materno – Isaías 49.1, podemos confiar, que ele certamente estará conosco em toda e qualquer situação, nos dando também sabedoria diante de questões difíceis que diz respeito ao aborto. “... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28.20. Obrigado querido leitor pela sua atenção e carinho. Até a próxima!

Pastor Silvair Litzkow – Igreja Luterana – Paróquia “Cristo Rei”