Você é bem vindo em nosso blog!

TENHA UMA BOA LEITURA E REFLEXÃO COM O CONTEÚDO DO NOSSO BLOG!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MOMO E JESUS - CARNAVAL

“Vem pra ser feliz. Eu tô no ar, tô Globeleza. Eu tô que tô legal...”. Esta musiquinha com imagens de uma mulher nua sambando se ouviu bastante nos últimos dias. Mas será que o convite para ser feliz desse jeito faz a pessoa ficar legal? As contas no final da festa mais popular mostram que não – a maioria não está bem quando tudo volta à realidade. A prova está nos acidentes de trânsito, ressaca do álcool, brigas, violência, assassinatos, doenças sexuais, gravidez indesejada, crises no casamento e na família. A tela do plim-plim deveria ressarcir todos os que aceitaram o convite e tiveram prejuízo. Se bem que o rei Momo nunca escondeu os princípios do seu reino. Conforme a mitologia grega, ele foi expulso da terra dos deuses e se tornou príncipe dos loucos entre os humanos com uma missão: zombar. Em outras palavras, o Momo veio para fazerbulling

No meio desta loucura começou a Quaresma – festa sem brilho popular que lembra o Deus que desceu voluntariamente do céu e veio não para zombar dos humanos, mas para ser zombado e restaurar a legítima glória. Se o Momo é o rei dos loucos, diz a Bíblia que Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para os que estão sendo salvos, é poder de Deus. Na verdade, o Filho de Deus é o único espetáculo que merece estar na avenida. E os seguidores dele têm motivos de sobra para pular de alegria e aceitar o convite: Louvem o Senhor com pandeiros e danças (Salmo 150.4).

Mas antes da alegria vêm as cinzas e este tempo da Quaresma. No Carnaval é o contrário, primeiro a alegria depois a tristeza. “Cinzas” apontam para a brevidade das glórias terrenas, e simbolizam arrependimento e mudança de vida conforme a vontade de Deus. Assim, Quaresma é a oportunidade para trocar de rei – do Momo para Jesus, pois felizes são os que não se juntam com os que zombam do que é sagrado (Salmo 1).


Marcos Schmidt
pastor luterano
marsch@terra.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SUICÍDIO

Você já passou ou sabe de alguém que passou por alguma experiência relacionada ao SUICÍDIO?

a) O que é suicídio?
Segundo Lindolfo Weingarten, suicidar-se “é tomar a vida nas próprias mãos. É tirá-la das mãos daquele que a criou e que foi mantendo de forma milagrosa.[1]

b) Suicídio é apenas quando alguém tira a própria vida? E quando a pessoa deixa de proteger a própria vida? Exemplo: (Se alimenta mal; não vai ao médico quando está doente; trabalha demais; tem vício, como cigarro, álcool, drogas). Tudo isso prejudica a saúde e encurta a vida. Não seria isso também uma forma de suicidar-se lentamente?

c) Quais os motivos que podem levar alguém cometer suicídio?
Doenças mentaisPrincipalmente a (depressão). Fator social(Emprego, finanças, dívidas). Fator religioso(Crenças estranhas, lavagem cerebral – homens bomba, Torres Gêmeas). Fator biológico(Alteração do metabolismo – drogas, vícios). Fator genético(Problemas na família).

d) Como o suicídio tem sido encarado pelo mundo?
Nem sempre o suicido tem sido visto como algo ruim. O filósofo grego Sócrates tirou a própria vida tomando um veneno chamado “cicuta”. Esse comportamento inspirou um grupo americano em favor da Eutanásia a se chamar de cicuta.
Em Romeu e Julieta, de Shakespeare, o suicídio é romantizado. Os soldados japoneses na 2a Guerra Mundial praticaram o suicídio, jogando seus aviões contra navios inimigos e são lembrados como heróis.

e) A posição cristã sobre o suicídio:
Tendo como base a Escritura Sagrada, a Palavra de Deus nos ensina que, a pessoa que tira a sua própria vida ou tira a vida de outra pessoa está pecando contra o 5º Mandamento, que diz: “Não matarás”.
O Dr. Martinho Lutero, da a seguinte explicação no Catecismo: “Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudá-lo e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.”
Conforme 1João 3.15, perante Deus, o ódio contra alguém é assassinato.
Jamais deveríamos esquecer         que: o mais importante do que falar contra o suicídio é falar a favor da vida!
O cristão encara o suicídio como algo sério, como uma doença, e, movido pelo amor de Cristo, ajuda o seu próximo a viver dando valor a vida, afastando as causas que podem levar seu irmão mais fraco a cometer um suicídio.
O suicídio não é uma ação heróica, mas um desespero, uma “fuga”. Se condenarmos o suicídio, isso não significa que condenemos também o suicida. O homem é uma criatura fraca. Ninguém de nós sabe se resistirá a tentação de fugir em casos extremos.
A presença e bom conselho do cristão são elementos preciosos junto àqueles que se sentem sozinhos, sem sentido, sem valor e cansado da vida. Que tipo de orientação devo dar para alguém que se sente assim?
1) Que razão eu tenho para viver? (Dt 30.19b,20; Tt 2.13,14; 2Co 5.17).
2) Será que alguém se preocupa comigo? (Is 41.10, 13; Jr 31.3; Ef 2.4,5).
3) Tenho medo de viver. Como posso ir em frente? (Sl 27.1; Mt 11.28; Sl 119.105)
4) Estou cansado e desanimado. E agora? (Sl 34.15-22; Is 40.25-31; Mt 11.28-30; Hb 12.1-3).
É realmente importante mostrar às pessoas (começando por nós mesmo) que a vida é um dom (presente) de Deus, e que Deus realmente se importa com a nossa vida.
*Deus nos criou: Não somos objetos do acaso; somos filhos de Deus através do batismo e povo especial;
*Deus nos redimiu: Jesus Cristo assumiu nosso lugar e derramou o seu sangue na cruz para perdoar os nossos pecados. A vida dele foi dada pela nossa. Que valor temos para Ele!
*Deus nos santifica: Pelo Evangelho (Batismo, Palavra, Santa Ceia) Deus nos leva à fé em Cristo, nos faz ter amor pela igreja e pelas coisas de Deus, e nos torna herdeiros da vida eterna!
De fato, Deus nos dá motivos para viver com alegria e gratidão, com Ele e para Ele!

f) Qual é o destino eterno da pessoa que se suicida?
Salvo no caso em que estiver “fora do seu juízo normal”, o suicida vai para o inferno, porque ele morre em um pecado do qual ele não se arrepende, além de morrer numa demonstração de absoluta falta de confiança em Deus. [2]
g) Conclusão
Com o 5º Mandamento, Deus protege a nossa vida e a vida do próximo. Devemos fazer de tudo para cuidar da nossa vida e saúde, bem como do próximo.
Cada um de nós peca contra o 5º Mandamento. Necessitamos nos arrepender e confiar no amor de Jesus, que nos amou primeiro. Com o amor e a ajuda de Jesus, somos capacitados a amar a nós mesmos e amar às outras pessoas em todas as necessidades. Que o Senhor nos ajude! Amém.


[1] WEINGÄRTNER, Lindolfo. Adão, onde estás?  São Leopoldo: Sinodal, 1997.p.101.
[2] JUNG K. Paulo. Quando em dúvida... PERGUNTE.  Porto Alegre, RS: Editora Concórdia, 1999.p.53.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O Brasil está prestes a festejar mais um tão esperado carnaval. Muitos enfeites, cores, ritmos, danças, músicas, bebidas, imoralidade, lixo, gastos, e, é claro, conseqüências irreversíveis e incalculáveis estão por vir.
Talvez você ainda não saiba, mas o carnaval começou no Egito. Foi trazida para Roma e, conseqüentemente se alastrou para todos os cantos da terra. Batizada de “carnevale”, que significa “despedida da carne”, consistia em aproveitar o máximo os dias que antecediam a Quaresma, e após o início desta, não se permitiam mais manifestações de alegria.
O carnevale homenageava falsos deuses, como, Momo, o deus grego da zombaria e do sarcasmo. Ainda é importante lembrar que folia em francês quer dizer loucura. Sendo uma das maiores festividades do planeta, por muitos, o carnaval é adorado, por outros é temido e traumático. As máscaras não ficam cravadas para sempre no rosto. E quando tiradas e os restos juntados, o que em grande parte prevalece são conseqüências e fatos inesperados como:                      Gravidez precoce ou não planejada
Pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer faixa etária, mas é facilitada durante o carnaval. As más companhias, bebidas, entorpecentes e estimulantes facilitam a prática livre do sexo resultante em uma gravidez. E grande parte das vítimas são jovens entre 10 e 18 anos de idade. A gravidez precoce prejudica os estudos. Em alguns casos, na ausência do pai desconhecido, a mãe é obrigada a assumir a função de dona de casa ou muitas vezes empurrar essa responsabilidade para as avós. Além disso, ela enfrenta preconceito e discriminação na busca de um emprego para seu sustento.                        Complicações
Existe ainda o problema da imaturidade física e psicológica. Quanto mais precoce a gravidez, maior será o risco para a mãe e o bebê. Ambos estão em fase de crescimento, de modo que a necessidade de nutrientes é ainda maior e tem grande chance de ser insuficiente. Quanto mais jovens os pais, maior o risco de desajustes familiares, que, por sua vez, traz reflexos nas escolas, igrejas, trabalho e sociedade em geral.
Doenças sexualmente transmissíveis
Um dos aspectos mais apreciados do carnaval são as aventuras sem freio, que prende ao cabresto da violência e da pornografia. Regados de álcool diante de corpos seminus os foliões são estimulados à aventura de relações sexuais desprotegidas e com parceiros às vezes desconhecidos. Além da gravidez indesejada, há também o risco de transmitir ou contrair doenças, como: sífilis, vaginose, hepatite B, herpes, Aids e etc...
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” – 1Coríntios 6.9. (Zelar e cuidar do corpo, morada de Deus.)
Alcoolismo e embriaguez
A embriaguez é responsável pela maior parte dos acidentes de automóvel durante o carnaval. Apesar da sensação de euforia que causa, o álcool é um agente destruidor do Sistema Nervoso Central. Dependendo da quantidade de álcool ingerido, o indivíduo pode perder os movimentos, a consciência ou até entrar em coma. Seus efeitos presentes são a sensação de coragem, o aumento da autoconfiança, que resulta em comportamento imoral, brigas, assassinatos, estupros, roubos, acidentes e infelicidades na vida familiar.
“Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos” - Provérbios 23.21. (Bíblia NTLH).                   O cristão e o carnaval
Devemos entender que as pessoas precisam se distrair e aliviar as suas tensões. E cada ser humano é livre para fazer as suas escolhas. Não podemos estabelecer os padrões de comportamento a serem seguidos pelos outros. Mas, como cristãos, devemos refletir sobre o que diz a Palavra de Deus e, então, definir nossas escolhas. Existe uma frase que resume nosso discernimento sobre o carnaval: “Podemos ir a qualquer lugar onde Jesus possa ir junto”. Então, se no carnaval há a exposição dos corpos, a exploração da sensualidade e o incentivo a prática imoral, a nossa participação ou aprovação do mesmo significa ir contra a vontade de Deus.
Vivemos no mundo, mas dele não somos. Logo, não convém imitar o mundo – Leia 1Coríntios 6.12. O aposto Paulo ainda diz; “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12.2. “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” Efésios 5.1.
A alegria dos cristãos vem da fé num Deus vivo e não num deus morto. A verdadeira alegria é celebrada, de modo especial, em duas festas: Natal, nascimento de nosso Salvador Jesus, e Páscoa, a ressurreição de Cristo para nos dar perdão, vida e salvação eterna. E neste final de semana, nós cristãos, comemoramos a Transfiguração de Jesus, nosso Senhor.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Caderno 2012 - Programa de Evangelização e Mordomia Cristã

APRESENTANDO
Caderno do PEM 2012 – PEM 27

Diz Lutero: “Pessoalmente fui muitas vezes alvo de tentações e, ainda hoje, não estou completamente livre delas. Confesso isso publicamente para que sirva de exemplo...... No mais, eu tenho de estudar as Escrituras diariamente e lutar com o diabo.” (in: Castelo Forte – CIL: 22/09/1983 e 01/01/2006)
Paulo recomenda ao jovem pastor Timóteo: “aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino”.
(I Timóteo 4.13).
Essas palavras também nos comprometem, a todos! E no ano em que temos o lema “Fundamentando!” e, o ensino da palavra precisa estar no centro de todas as atividades da igreja, mais do que nunca, queremos nos dedicar cada vez mais na realização de estudos bíblicos. Dar oportunidade a todos, na igreja. Incentivar os grupos existentes e a formação de novos grupos.
Os colaboradores deste livrete recebem a nossa gratidão, pela disposição em participar deste projeto. Os líderes de Grupo nosso incentivo e igualmente nossa gratidão por ajudarem a atingir os alvos do Planejamento, especialmente o Alvo 7 - Ter grupos de estudo bíblico em todas as paróquias.
O contato com a Palavra de Deus nos estudos bíblicos, além da comunhão e do serviço, são bênçãos que atestam a importância desta atividade da Igreja.
Lembro novamente de que a parte do Tripé: Tarefa - de um grupo de estudo precisa estar sempre linkada com a Evangelização. Interna e externa. O incentivo para convidar vizinhos, amigos, familiares e também os membros inativos, deve fazer parte deste projeto. Disponibilizamos folhetos para isso, através do “Aquecendo Corações”.  Folhetos para a Missão externa e para a busca de inativos, e também para aumentar a participação no grupo, nos cultos, enfim, em todas as atividades da congregação. Basta solicitar pem@ielb.org.br .
Com o espírito de servir, o Programa de Mordomia e Evangelismo oferece este livrete de estudos para, Grupos, na tentativa de mobilizar cada vez mais as Congregações, para envolver cada vez mais os seus leigos na realização de estudos bíblicos.
Deus abençoe cada vez mais a todo líder envolvido e cada participante dos Grupos de Estudo!
A Deus seja dada a glória!

Adilson D. Schünke
Coordenador nacional do PEM
www.pem-ielb.blogspot.com

Defendendo mendigos

Um rapaz de nome Vitor, foi agredido por cinco homens ao tentar defender um mendigo na Ilha do Governador, RJ. Segundo informações recebeu 63 pinos de titânio na cirurgia de reconstrução do rosto. Foi espancado!
É bem sábia a frase que diz que é melhor um covarde vivo do que um valentão morto. Mas também é verdade que a luta pela justiça precisa continuar! A mãe de Vitor está certa quando criticou a atitude do filho, afirmando que ele deveria ter ajudado chamando a polícia e não se envolvendo fisicamente. Porém nem sempre é possível tirar o corpo fora.
Jesus conta a parábola do Bom Samaritano e critica o sacerdote e o levita, profissionais religiosos que se omitiram diante de um homem que fora espancado e estava jogado ao chão, semimorto. Elogia um simples samaritano que não apenas socorreu o homem como pagou a hospedagem e os cuidados médicos daquele moribundo, que poderia ser um mendigo qualquer (Lc 10.25-37).
Dou esse destaque na corajosa atitude do jovem do norte do Rio de Janeiro – ele foi espancado por defender, não a namorada ou algum parente, mas um mendigo.
A verdade é que perante Deus, não passamos de mendigos. Nenhum de nós possui mérito algum. Pouco adianta se é sacerdote, padre ou pastor! Todos somos pecadores e perante ele somos como mendigos, que não mereceríamos nenhuma atenção de sua parte. Mas Jesus nos redimiu! Nos salvou! Nos defendeu de todo mal, e foi literalmente espancado, chicoteado e morto. Ali na cruz ele sofreu o que merecíamos. Mas ele ressuscitou. O que mais admira e consola, é que ainda hoje dirige a sua atenção sobre nós, mendigos espirituais, e continua nos defendendo e nos ajudando.
Ismar Pinz – ismarpinz@yahoo.com.br
Comunidade Cristo Redentor,
Três Vendas, Pelotas, RS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Casamento - Vou me divorciar. Mas... será que vale a pena?

Muitas pessoas solteiras ou separadas perguntam para um casal de 30 anos de matrimônio, como eles conseguem ficar juntos por tanto tempo.
Ninguém ensina isso nas escolas. Não existe uma receita pronta.
Sabemos que não há famílias sem problemas. “Não é possível o crescimento, a maturidade conjugal, sem conflitos e provações”. Também é verdade que para muitos, a ‘lua de mel’ virou logo, ‘lua de fel’. O que fazer? Trair? Se divorciar?
É urgente absolver e se informar com o que Deus diz na Bíblia. O divórcio não está previsto nos planos de Deus – “Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher” – Malaquias 2.16 (Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje). Deus ainda diz em Mateus 19:6; De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Existem apenas duas situações que permitem o divórcio: Adultério e Abandono – Leia Mateus 19.3-12.
Deus ama e quer o bem dos seus filhos. Ele também ensina os casais, diante dos inevitáveis arranca-rabos, a terem paciência, se reconciliar e partir de novo. Lutando juntos. Um de frente para o outro.
Nesse caso, também é necessário renovar o casamento e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados especiais que são esquecidos no dia-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido. Já faz quanto tempo que vocês não saem para fazer algo diferente a dois? Já faz quanto tempo que você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se fosse o primeiro encontro?
Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito sem que você se separe de seu marido ou esposa.
Vamos ser honestos; ninguém agüenta a mesma mulher ou o mesmo marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é a sua esposa que está ficando chata e mofada, é você, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração.
As pessoas facilmente se encantam com uma nova vida, uma nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos. Mas, lembre-se, não é preciso um divórcio para tudo isso. É necessário sim, mudar de lugares e interesses e não se acomodar e enferrujar. Isso, obviamente tem um custo. E muitas uniões se desmancham porque o casal se recusa a pagar esses ‘pequenos custos’ necessários para renovar um casamento.
Uma das melhores estratégias para salvar um casamento não é impor, exigir, mas sim, conquistar e saber mudar junto. Isso significa que todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família?
No entanto, descubra a nova mulher ou o novo homem que vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo interessante par.
Tenha certeza de que os seus filhos e amigos respeitarão vocês pela decisão de se manterem juntos, e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das diferenças e desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão. Por isso, de vez em quando é necessário se casar de novo, mas é claro, com o mesmo par.
Diante de tudo isso, não existe mágica. Existe compromisso, paciência, comprometimento e trabalho. “Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou... que ela cerque você com seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!” “Aproveite a vida com a mulher que você ama” – Provérbios 5:18-19 e Eclesiastes 9.9.


Pastor Silvair Litzkow